Busca

terça-feira, dezembro 28, 2010

O serviço de mamografia em Curitiba-PR terá controle mais rigoroso

O Mulher Curitibana – ação que há 1 ano promove o diagnóstico precoce do câncer de mama entre mulheres a partir de 50 anos - ganhará um reforço.  É o programa Qualidade nos Serviços de Mamografia, lançadono fim de novembro em audiência pública destinada aos 12 dos 38 serviços de radiologia da cidade credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo Eliane Chomatas, secretária municipal da Saúde, a nova sistemática de controle deve funcionar como um atrativo para as mulheres fazerem a mamografia de rastreamento (de pesquisa da ocorrência de alterações nas mamas), que teve a procura ampliada em quase 48% do primeiro semestre de 2009 para o mesmo período desse ano – de 25,3 mil para 37,3 mil exames. “Na prática, estamos tornando mais rigorosa a fiscalização prevista na portaria 453/98 para esse exame, essencial à identificação e ao tratamento do câncer de mama em seu estágio inicial”, explica. Quem opera os equipamentos e os médicos que emitem os laudos também se beneficiarão do monitoramento.

O novo programa entrará em vigor no começo de abril de 2011. A partir dessa data, todos os serviços de radiologia deverão executar e apresentar ao Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde os testes exigidos para comprovar a adequação dos mamógrafos e, em consequência, a garantia de qualidade da imagem e do diagnóstico médico. Os aparelhos analógicos, que predominam em Curitiba, precisam ser submetidos a 20 tipos de testes, renováveis com periodicidade variável. Há análises que precisam ser feitas todos os dias e até 1 vez por ano.

Para fazer o acompanhamento, a Secretaria Municipal da Saúde contará com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPr (que avaliará os testes feitos pelas empresas de manutenção e consultoria contratadas pelos serviços de mamografia), do Instituto Nacional do Câncer /Inca (que cuidará da dosimetria e da qualidade da imagem) e do Colégio Brasileiro de Radiologia/CBR (responsável pela capacitação técnica dos radiologistas).



Fonte: O Noticiado (com adaptações).

Nenhum comentário: