Busca

quinta-feira, outubro 15, 2009

Novo aparelho de raios X

Um novo aparelho de raios X que mostra os passageiros “nus” começou a ser testado esta semana no aeroporto da cidade de Manchester, na Grã-Bretanha. O objetivo da máquina é acelerar o processo de checagens de segurança e procurar armas ou explosivos escondidos, mas o dispositivo já está causando polêmica. O aeroporto ressaltou que as imagens serão vistas por apenas um funcionário, em um local remoto, e serão destruídas logo após o exame. Elas também não poderiam ser arquivadas, capturadas ou copiadas e o rosto dos passageiros não aparece.
Mesmo assim, muita gente diz que o aparelho é uma invasão de privacidade, já que mostra implantes nos seios, piercings e um claro contorno das partes íntimas do passageiro. Outros defendem a novidade, alegando que o aparelho acaba com a necessidade das revistas feitas com as mãos, e o passageiro não precisa mais tirar casaco, cinto ou sapatos para a checagem de segurança. 
Segundo o aeroporto, os níveis de radiação são "extremamente seguros" e os passageiros não precisam se preocupar.
Dentro de um ano, o Departamento de Transportes deverá decidir se vai adotar a tecnologia permanentemente. O aparelho, fabricado pela RapiScan Systems, já foi testado em aeroportos em Nova York, Los Angeles e Londres, em 2004.
E você, o que acha? Você se importaria de usar a nova máquina? Ela vai tornar as viagens menos estressantes ou vai criar um mal-estar entre os passageiros? Você acharia que sua privacidade foi invadida ou que a segurança de saber que todos os passageiros foram submetidos a uma verificação deste tipo compensaria?


Fonte: BBC Brasil, G1.