Busca

quarta-feira, setembro 14, 2011

Vazamento radioativo pode ter causado mortes em hospital no RS

"Após receber denúncia de um suposto vazamento radioativo, uma comitiva de vereadores de Porto Alegre visita na tarde desta sexta-feira o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) da capital gaúcha, uma das principais instituições de saúde do Estado. Nesta semana, documentos foram encaminhados à Câmara, com laudos de técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), indicando que equipamentos do setor de raio-x do local estariam sucateados. Os vereadores também receberam informações de que dois funcionários do HPS morreram de câncer no mês passado, e a suspeita é de que a radiação tenha sido determinante para acelerar a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, rechaça a hipóteses de um vazamento e contesta os laudos independentes realizados no local. Segundo a pasta, análises oficiais ocorreram na sala de raio-x e foi descartado o risco de vazamento. A secretaria, contudo, informou que, recentemente, consertou dois aparelhos do local que apresentavam problemas, mas não conseguiu identificar a falha em um tomógrafo que segue estragado.

Até as 15h, o titular da pasta, Carlos Henrique Casartelli, e membros da direção do HPS davam explicações aos vereadores sobre a denúncia. A secretaria não quis se manifestar sobre as mortes, por entender não ser um assunto da pasta, e ainda não confirma se eles trabalhavam no setor de raio-x."

Fonte: Terra

Bem, o que podemos evidenciar aí é que pode ter havido radiação de fuga, e não vazamento. E mesmo assim, a probabilidade das doses recebidas pelos trabalhadores serem suficientes para causarem câncer é mínima. Tudo depende da quantidade de tempo em que eles trabalharam alí, da avaliação da radiação de fuga, etc. Mas, quem trabalha na área sabe que isso é pouco provável.

Podemos ver com esse tipo de notícia, o quão a população tem desconhecimento acerca dos aparelhos de Raios-X e das radiações em geral, e mesmo assim, afirmam com propriedade que eles contém isótopos radioativos dentro do aparelho. Para nós, profissionais da área, sabemos que isso é, no mínimo, engraçado, pra não dizer absurdo. O problema, é que até em artigos científicos e em notícias de sites importantes se vê esse tipo de notícia sem nenhum fundamento teórico-científico. Ou mesmo, sem nenhum fundamento, somente.

É nosso dever esclarecer essas dúvidas e conscientizar.