Busca

terça-feira, dezembro 28, 2010

O serviço de mamografia em Curitiba-PR terá controle mais rigoroso

O Mulher Curitibana – ação que há 1 ano promove o diagnóstico precoce do câncer de mama entre mulheres a partir de 50 anos - ganhará um reforço.  É o programa Qualidade nos Serviços de Mamografia, lançadono fim de novembro em audiência pública destinada aos 12 dos 38 serviços de radiologia da cidade credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo Eliane Chomatas, secretária municipal da Saúde, a nova sistemática de controle deve funcionar como um atrativo para as mulheres fazerem a mamografia de rastreamento (de pesquisa da ocorrência de alterações nas mamas), que teve a procura ampliada em quase 48% do primeiro semestre de 2009 para o mesmo período desse ano – de 25,3 mil para 37,3 mil exames. “Na prática, estamos tornando mais rigorosa a fiscalização prevista na portaria 453/98 para esse exame, essencial à identificação e ao tratamento do câncer de mama em seu estágio inicial”, explica. Quem opera os equipamentos e os médicos que emitem os laudos também se beneficiarão do monitoramento.

O novo programa entrará em vigor no começo de abril de 2011. A partir dessa data, todos os serviços de radiologia deverão executar e apresentar ao Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde os testes exigidos para comprovar a adequação dos mamógrafos e, em consequência, a garantia de qualidade da imagem e do diagnóstico médico. Os aparelhos analógicos, que predominam em Curitiba, precisam ser submetidos a 20 tipos de testes, renováveis com periodicidade variável. Há análises que precisam ser feitas todos os dias e até 1 vez por ano.

Para fazer o acompanhamento, a Secretaria Municipal da Saúde contará com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPr (que avaliará os testes feitos pelas empresas de manutenção e consultoria contratadas pelos serviços de mamografia), do Instituto Nacional do Câncer /Inca (que cuidará da dosimetria e da qualidade da imagem) e do Colégio Brasileiro de Radiologia/CBR (responsável pela capacitação técnica dos radiologistas).



Fonte: O Noticiado (com adaptações).

Saúde de Rio Claro fiscaliza adequação de aparelhos de radiologia odontólogica

Dos 300 profissionais que utilizam os aparelhos de radiografia em Rio Claro-SP apenas 5% não estão adequados à legislação
 
A Fundação de Saúde de Rio Claro pretende que todos os equipamentos de radiologia odontológica utilizados por profissionais da área, no município, sejam adequados às determinações legais.

A norma estabelecida exige que tais equipamentos de radiografia intra-orais possuam um localizador de extremidade de saída aberta para posicionar o feixe do Raio-X e limitar a distância entre o foco e a pele do paciente.

O novo padrão exige assegurar distância de, no mínimo, 18 cm para tensão de tubo menor ou igual a 60kVp, subindo para 20 cm, no mínimo, no caso da tensão variar de 60 a 70kVp e chegando a, no mínimo, 24 cm quando a tensão for maior que 70kVp.

As normas têm o objetivo de prevenir danos à saúde, tanto para o cirurgião dentista quanto para o cliente, visto que a radiação proveniente dos aparelhos de Raios-X pode afetar órgãos vitais como córneas e a glândula tireóide quando as orientações não são observadas.

Na prática, o profissional que utiliza estes aparelhos de radiografia em seu consultório ou clínica odontológica deve providenciar a substituição dos localizadores cônicos que possuem saída fechada pelos modelos atualmente indicados, de forma cilíndrica e com saída aberta.

Segundo estimativas da Vigilância Sanitária da Fundação de Saúde, dos 300 profissionais que utilizam os aparelhos de radiografia em Rio Claro apenas 5% não estão adequados à legislação e deverão ajustar seus equipamentos às normas em vigor.

A fiscalização está em andamento e é realizada durante a vistoria de retorno anual, também chamada de vistoria padrão. Só no caso do profissional se mostrar intransigente na adequação do equipamento é que serão aplicadas as sanções previstas, que vão desde o auto à colocação de lacre nos equipamentos.

A fiscalização executada pela Vigilância Sanitária de Rio Claro está apta a lidar com essas questões. Tem em seus quadros profissionais especializados, como físicos, que contribuem para ampliar as especificidades das vistorias, melhorando sensivelmente a qualidade de seus serviços neste aspecto e também no âmbito do atendimento ao público em geral. 


Fonte: JC Rio Claro (com adaptações).