Busca

quarta-feira, maio 19, 2010

Revisão de Física - Radiações alfa, beta e gama

 2ª aula de revisão para provas e concursos das matérias aprendidas nos cursos de Tecnólogo em Radiologia.

Radiação Alfa

Partículas alfa são núcleos normais de Hélio (constituído de 2 prótons e 2 nêutrons). Exemplos de elementos radioativos que emitem radiações alfa são elementos pesados como o urânio, rádio e uns poucos elementos mais leves. A partícula alfa parece ser uma combinação muito estável. Quando o núcleo de átomos pesados, menos instáveis, está se reajustando, rapidamente quer se desembaraçar  das partículas. Então, em vez de admitir prótons ou nêutrons isolados, ele expele a partícula alfa integralmente.
 
Radiação Beta

A emissão de radiação beta é um processo mais comum entre os núcleos leves ou de massa intermediária, que possuem um excesso de nêutrons ou de prótons em relação à estrutura estável correspondente. Radiação beta é o termo usado para descrever elétrons de origem nuclear, carregados negativamente (e-), o elétron, ou positivamente (e+), o pósitron. No caso do elétron, um nêutron se transforma em próton expulsando uma partícula beta negativa. Já no pósitron, um próton se transforma em nêutron expulsando uma partícula beta positiva.

 







Radiação Gama

A radiação gama pertence a uma classe conhecida como radiação eletromagnética. Este tipo de radiação consiste de quanta ou pacotes de energia transmitidos em forma de um movimento ondulatório. A radiação eletromagnética é uma modalidade de propagação de energia através do espaço, em que não há necessidade de um meio material. 

Outros membros bem conhecidos dessa classe são: as ondas de rádio, raios X, e inclusive a luz visível. A diferença essencial entre a radiação gama e a radiação X está na sua origem. Enquanto os raios gama resultam de mudanças no núcleo, os raios X são emitidos quando os elétrons atômicos sofrem uma mudança de orbital. 

A emissão gama, ou transição isomérica, tenta trazer o núcleo para um estado de menor energia, sem a perda de massa nuclear (próton ou nêutron) como ocorre em outros processos radioativos.




Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).


Fonte: Nós e as Radiações, Julian May - Há Aventura na Energia Atômica, Brasil Escola, Flávio Augusto P. Soares e Henrique Batista M. Lopes - Radiodiagnóstico Fundamentos Físicos (com adaptações)