Busca

sábado, dezembro 31, 2011

Nova técnica consegue detectar câncer de mama em escala molecular

Método desenvolvido pela USP depende de novos equipamentos para ser aplicado

 

Uma pesquisa realizada pela USP de Ribeirão Preto desenvolve uma nova técnica capaz de detectar o câncer de mama em escala molecular, o que aumenta a chance de cura dos pacientes em 90%. 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que 60% dos tumores mamários ainda são diagnosticados em estágio avançado, o que faz da doença uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil.

O estudo foi baseado nas informações de radiação espalhada pela mama, quando exposta ao raios X. Segundo o físico-médico André Luiz Coelho Conceição, ao passar por um objeto, os raios X podem ser absorvidos, como ocorre na imagem da mamografia, ou espalhados. A pesquisa analisou a estrutura da mama por meio das técnicas de espalhamento em médio e baixo ângulo, e as diferenças encontradas entre os tecidos sadios e tumorais.

O novo método consegue identificar 100% das amostras corretamente, que são classificadas como normais, benignas ou malignas. “Na mamografia convencional o diagnóstico ocorre após grandes alterações morfológicas, muitas vezes após o aparecimento de uma massa palpável. O objetivo é promover o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial”, afirma Conceição.

Não existe previsão para a técnica ser aplicada porque o modelo depende de novos equipamentos detectores, já que os atuais mamógrafos se baseiam na absorção dos raios X - o que também é prejudicial, segundo o pesquisador, porque a radiação  pode se acumular no organismo ao logo do tempo. Estudos para o desenvolvimento de novos aparelhos estão em andamento no País.

Ao mesmo tempo, Conceição afirma que a mamografia ainda é a forma mais confiável de diagnóstico para o câncer de mama.

Segundo o Inca, o exame periódico permite a redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer, em mulheres de 50 a 69 anos. Para 2012 são esperados 52,6 mil novos casos da doença no País.


Fonte: EP Ribeirão