Busca

domingo, outubro 03, 2010

Prejuízo para a Eletronuclear


A usina nuclear de Angra 1 (640 MW) será desligada no próximo dia 5 e permanecerá parada para manutenção por 12 dias. A Eletronuclear terá de implantar uma junta no gerador elétrico principal, que vem apresentando problemas recorrentes de fuga de hidrogênio pelo óleo de selagem. A manutenção trará um prejuízo de R$ 24 milhões à Eletronuclear, que perde R$ 2 milhões em receitas por cada dia em que a usina não opera.

Por ser um material altamente tóxico, a usina precisa ser desligada para observação toda vez que há vazamento de hidrogênio no local, já que o material pode ser inflamável ou explosivo. Em um pouco mais de um mês, a unidade precisou ser desligada cinco vezes. A companhia garante que não houve risco de explosão. A nova junta, produzida pela Siemens, promete acabar de vez com o problema.

A paralisação também pesará no bolso dos consumidores. Ao ser desligada, a energia que Angra 1 fornece para o SIN terá que ser compensada através de termelétricas mais caras – o custo de geração de uma usina nuclear é baixo, ao contrário do investimento.


Fonte: Portal EnergiaHoje

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010


   A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, será estimulado na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população. 

É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros, embora se estimule fortemente a realização de atividades, em cada canto do país, em torno do tema proposto. 

Você pode participar de qualquer evento da SNCT; todos são gratuitos. Basta se informar sobre ele no site nacional da Semana, em sites estaduais ou ainda nos meios de comunicação de sua cidade ou região. O site terá também o contato dos coordenadores por estado, além de informações, notícias, artigos, clipes, links para vídeos de ciência e outros materiais. Ali você poderá também, solicitar material de divulgação da Semana como cartazes, folders e vídeos.

As atividades da Semana de C&T ocorrerão em quase todos os estados brasileiros. Confira!

Compensação ambiental de cidades com depósito de lixo radioativo


O tempo de decaimento a ser considerado para a compensação financeira aos municípios será de 300 anos, período recomendado pela AIEA. 

A Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear) estipulou novas regras para a compensação ambiental das cidades que abriguem depósitos iniciais, intermediários ou finais de rejeitos radioativos. A nova metodologia fixa uma nova fórmula que será aplicada para o cálculo da compensação financeira mensal devida aos municípios que abriguem os depósitos de rejeitos radioativos, de baixa e média atividade. As novas regras não se aplicam aos depósitos de resíduos provenientes do material estéril e do refugo do processamento nas instalações de extração ou beneficiamento de minério. 

A nova metodologia está normatizada na Resolução nº 96, de 10 de agosto de 2010, pela qual a Cnen transferirá aos municípios que abriguem os depósitos, um percentual dos valores a ela pagos pelos depositantes de rejeitos que levam em conta o volume dos rejeitos, o ativo isotópico e os custos da deposição, tais como, licenciamento, construção, operação, manutenção e segurança física.

Nos casos de depósitos iniciais ou intermediários, onde não haja o pagamento à Cnen a que se refere o parágrafo 1º do artigo 34 da Lei nº 10.308/001, o titular da autorização da operação da instalação geradora de rejeitos pagará diretamente a compensação ao município, em valores estipulados pela Cnen levando em consideração valores compatíveis com a atividade da geradora e os parâmetros estabelecidos na lei. 

O tempo de decaimento a ser considerado para a compensação financeira aos municípios será de 300 anos, período recomendado pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e adotado pela Cnen. A Resolução nº 96, de 10 de agosto de 2010, publicada no DOU (Diário Oficial da União) em 23/09, já está em vigor e revoga a Resolução Cnen Nº 10, de 18 de agosto de 2003.


Fonte: Eco Agência