Busca

quarta-feira, dezembro 29, 2010

FedEx havia perdido encomenda radioativa, mas achou

A empresa de transporte de correio estava investigando o que aconteceu a uma encomenda que continha material radioativo e que desapareceu no início novembro. A encomenda em causa tratava-se de um cilindro contendo material usado em equipamentos hospitalares e tinha como destinatário um habitante de Knoxville, Tennessee.

Segundo a FedEx, o embrulho não representa qualquer perigo desde que não seja removida a proteção especial que o envolve.

A empresa de transporte de mercadorias FedEx anunciou no fim de novembro que encontrou em um de seus armazéns de Knoxville o pacote desaparecido. O pacote, que continha uma barra radioativa utilizada nos escâneres médicos, tinha sido enviado de um hospital em Fargo, Dakota do Norte, e tinha como destino o fabricante do equipamento no Tennessee.

Segundo a porta-voz da FedEx, Sandra Muñoz, a barra estava em um pacote sem etiqueta que empregados da companhia localizaram em seus armazéns de Knoxville. "Estamos tentando descobrir como o pacote saiu do envio original", afirmou Sandra, que acrescentou que os empregados da FedEx não tinham sido expostos a radiação.

A barra, empregada nos escâneres que realizam tomografias computadorizadas, tinha um nível muito baixo de radioatividade. "Se alguém tivesse aberto o pacote, precisaria de mil horas de exposição para que fosse produzido um ferimento na pele", acrescentou Sandra.


Fonte: GAIA e Terra (com adaptações).

Trem radioativo causa protestos e violência na Alemanha

Para quem não sabe ainda, cerca de quatro mil ativistas antinucleares, pertencentes a grupos de esquerda independentes e anarquistas, atacaram a polícia com barras de ferro e bombas caseiras no mês passado, em Dannenberg, no norte da Alemanha. Várias pessoas ficaram feridas.

Os ativistas pretendiam impedir a passagem pela cidade de um trem com 14 toneladas de resíduos nucleares, que se destinam a uma usina de reciclagem na França. Alguns manifestantes chegaram a se acorrentar aos trilhos.
O comboio se deteve por algumas horas, mas seguiu viagem após os violentos choques. Os protestos começaram quando a chanceler Angela Merkel anunciou que manterá abertas as 17 usinas nucleares do país por mais 12 anos. 
Veja as fotos:


Fonte: ESTADÃO (com adaptações).