Busca

quarta-feira, junho 01, 2011

Os benefícios da energia nuclear e o protagonismo de Brasil e Argentina no futuro da humanidade

Em artigos e publicações recentes, a pesquisadora Fernanda das Graças Corrêa, do Grupo de Pesquisa Logística Integrada e Sistemas da Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolve a reflexão de que Brasil e Argentina podem se consolidar no mercado internacional como construtores de usinas nucleares, "sejam elas energéticas, dessalinizadoras ou medicinais". E ainda que "somente fortalecendo os naturais laços fraternos, Brasil e Argentina conseguirão a autonomia e a independência que almejam".

Nas suas abordagens sobre o assunto, Fernanda destaca que "além das questões econômicas, na América do Sul, Argentina e Brasil se destacam neste cenário citado pelo alto nível científico e tecnológico em que se encontram. Considerando a devida importância dos outros países desta região, indiscutivelmente, Argentina e Brasil são os principais promotores da integração e da cooperação regional. Estima-se que 40% das terras produtivas e inexploradas do mundo estão localizadas na Argentina e no Brasil. Isso significa que, se continuado o planejamento político, econômico, científico e tecnológico até então aplicado, ambos os países se enquadrarão no cenário internacional futuro dentre os poucos países com condições de proporcionar água potável, alimentos, habitação e múltiplas formas de energia às suas populações." 

Segundo Fernanda, em função de seu caráter estratégico, os benefícios advindos da energia nuclear disparam em relação às demais fontes de energia. E aponta, entre os aspectos positivos do uso da energia nuclear para fins pacíficos: "as águas dos oceanos podem ser dessalinizadas e transformadas em água potável; muitos alimentos e embalagens são desinfectados; pode-se realizar o controle de micróbios em peixes, camarões e frangos e aumentar a validade de algumas especiarias. Por meio do processo de irradiação, a energia nuclear contribui com o processo de degradação dos poluentes e controle de pragas. Por meio desta energia é possível diagnosticar diversos tipos de doenças, em especial, o câncer. Em termos de engenharia, a energia nuclear está apta a realizar a medição de lençóis freáticos, controlar o bombeamento de petróleo, aumentar a resistência de fios e cabos elétricos. Além de tudo isso, a energia nuclear é responsável por 17% da produção de energia elétrica mundial."

O acordo de cooperação nuclear assinado por Argentina e Brasil no início de 2011 e que prevê a construção de dois reatores multipropósitos, um para cada país, reforça a tese e consolida a parceria entre os dois principais países da América do Sul no caminho da cooperação, do desenvolvimento e da independência científica, tecnológica e econômica.

Com uma das maiores reservas de urânio do mundo, segundo afirma o ministro de Minas e Energia, Marcos Zimmerman, nas próximas duas décadas o governo brasileiro pretende construir novas usinas nucleares, considerando que "a tendência é de que a partir de 2020 a energia nuclear seja implementada em larga escala no país".

A questão suscita controvérsias, debates e manifestações acaloradas entre os diversos segmentos da sociedade. Entretanto, a perspectiva é de que nos próximos 20 anos o potencial hidrelétrico brasileiro esteja esgotado, e a energia nuclear é considerada por estudiosos do assunto como a alternativa mais viável. 


Fonte: Planeta Universitário