Busca

sábado, fevereiro 13, 2010

Brasão dos Profissionais Tecnólogos em Radiologia

 Por Mariana Duarte

Após a dica de um leitor do Blog, falarei sobre o símbolo dos Tecnólogos, que na verdade é o mesmo símbolo dos Técnicos e de todos os profissionais das Técnicas Radiológicas. Quem dita isso é a RESOLUÇÃO CONTER N.º 06, DE 13 DE MAIO DE 2005, que fala sobre a cor da beca, anel, brasão e até juramento de formatura.

Confira aqui o significado do nosso Brasão:

TRIFÓLIO - representa o símbolo internacional indicativo da presença de radiação ionizante, com a qual labutam os profissionais das técnicas radiológicas.
BASTÃO - representa o poder daquele que tem a formação profissional o conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas radiológicas.
SERPENTE - representa a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia.


ÁTOMO - aqui apresentado em sua forma espacial, representando a energia, em todas as suas formas, simbolizando a aplicação da mesma em outras áreas nas quais atuam o profissional Tecnólogo e Técnico em Radiologia.
RODA DENTADA - simboliza as áreas industriais, cuja atuação cabe também ao profissional das técnicas radiológicas.
ANO DE 1985 - representando o ano em que foi regulamentada a profissão (Lei nº 7394/85).

O anel de grau é de Topázio Amarelo, uma pedra preciosa que significa prosperidade, sabedoria. Supera traumas e alivia cansaço mental. Ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, a disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo. 

Aqui embaixo a foto ilustrativa do anel feminino e do masculino.