Busca

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Criciúma terá acelerador linear para radioterapia

A reunião intermediada pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Criciúma - SC no Ministério da Saúde encaminhou a aquisição de um acelerador linear para o Hospital São José. O equipamento é necessário para o tratamento de câncer por radioterapia. O encontro ocorreu no início deste mês. 

O presidente da Câmara, Edison do Nascimento (PMDB), o vereador Vanderlei Zilli (PMDB), o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), a diretora geral do HSJ, Irmã Cecília Martinello, o assessor da direção Altamiro Bitencourt e o suplente de deputado José Paulo Serafim (PT) foram recebidos em Brasília pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Alberto Beltrame. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Edson Bez de Oliveira (PMDB).

Conforme o presidente Edinho do Nascimento, Beltrame assinou a autorização para convênio entre o Ministério da Saúde e o Hospital São José. O Governo Federal destinará R$ 2,668 milhões, com R$ 232 mil de contrapartida do HSJ para a aquisição do equipamento. Até o dia 20 de dezembro deverá ser encaminhado convênio para que o hospital possa abrir processo licitatório para a compra do acelerador linear. "O importante é que a verba está garantida e, provavelmente até o final do ano, o hospital possa encaminhar a aquisição deste equipamento. Com certeza estamos dando um passo muito importante para salvar vidas", enalteceu Edinho.

O projeto para a ampliação do serviço no HSJ já estava autorizado. De acordo com Bitencourt, mais de 120 pacientes estão na fila de espera para o tratamento de radioterapia. A máquina tem capacidade média de atender 75 pacientes por dia. Novos casos, que não param de crescer, precisam esperar em média de três a quatro meses para terem o atendimento. Segundo Bitencourt, o local onde será instalado o segundo aparelho já está pronto.

A Câmara aproveitou a oportunidade da reunião no Ministério da Saúde para apresentar o relatório final da Comissão Especial de Saúde Pública, Leitos Hospitalares e Leitos da UTI Hospitalar, concluído em julho deste ano. O documento apresenta um balanço completo da situação dos hospitais da Região Carbonífera e alternativas para a solução dos problemas de saúde pública. A criação de uma central de agendamento e a vocação por especialidades em cada hospital são soluções propostas. Conforme Zilli, presidente desta comissão, Beltrame considerou o relatório muito interessante e pediu que o documento fosse protocolado. "O estudo desenvolvido pela Câmara vai tramitar dentro do Ministério da Saúde. Poderemos alcançar conquistas baseadas dentro do relatório que organizamos. Vamos acompanhar de perto a tramitação, via internet e voltando a Brasília se necessário", comemorou Zilli.

Câmara e Prefeitura também buscam outras formas de apoio ao Hospital São José. Uma delas é o projeto que prevê o pagamento das tarifas de água, energia e taxa de lixo do HSJ pelo Poder Executivo. Após uma reunião para discutir o projeto, realizada na sala da presidência no fim de novembro, a matéria será protocolada na Câmara e votada neste mês.

Quem também está empenhado em auxiliar o Hospital São José é o deputado federal Jorge Boeira (PT). Em agosto, o parlamentar realizou reuniões para garantir a viabilização do acelerador linear. Além disso, Boeira acompanhou de perto o trâmite do processo nos últimos tempos. 

Fonte: Portal Sul Notícias (com adaptações).