Busca

quinta-feira, novembro 10, 2011

Dia da Radiologia

Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma mais utilizada, na Inglaterra, no século XVIII, após o início da Revolução Industrial, surgiram máquinas para aumentar a produção. 

Neste mesmo século, ocorreu um grande avanço tecnológico nos transportes e nas máquinas. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente estimulando o consumo. As empresas procuravam profissionais mais qualificados para ocupar empregos que cada vez mais exigiam criatividade e múltiplas capacidades. As organizações tiveram que se adaptar às exigências do mercado globalizado e dinâmico. 

Essa nova realidade exigiu a otimização de recursos humanos e qualidade nos serviços prestados. Hoje, os clientes determinam o tipo de serviço que querem e o tipo de produto que desejam. 

A mudança no comportamento dos clientes também apresentou um forte reflexo no setor da saúde. Nessa área, trabalhamos prestando serviços às pessoas, buscando resultados positivos e diminuindo a possibilidade de erros. Para acompanhar este processo foram criados os programas de controle de garantia de qualidade, que visam a melhorias de atendimento, produtos e serviços prestados a todos os usuários. Esses programas exigem que os profissionais estejam constantemente se atualizando e realizando treinamentos imprescindíveis para a prestação do serviço.

Os raios-x, logo após sua descoberta em 1895 por Roentgen, foram aplicados por médicos e cientistas. Em 1920, com objetivo de realizar intercâmbio e troca de técnicas, foram formadas as primeiras sociedades de técnicos em radiologia nos Estados Unidos e na Europa. 

Em 1952 formou-se a primeira turma de técnicos em radiologia no Brasil. Com o avanço tecnológico, a especialidade da radiologia aplicada na medicina dividiu-se em métodos diagnósticos, como a radiologia geral, tomografia computadorizada, densitometria óssea, mamografia e medicina nuclear. 

Em 1998, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a Portaria nº 453, atendendo à política nacional de proteção à saúde. A portaria recomenda anualmente o curso de treinamento periódico e atualização em técnicas radiológicas. 

A recomendação permitiu que, em agosto deste ano, a equipe do Instituto de Cardiologia (IC) ministrasse um treinamento com a equipe técnica em radiologia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo-RS. A iniciativa foi louvável e possibilitou à equipe da radiologia do Hospital São Vicente um espaço para troca de experiências e informações pertinentes à área, aprimorando ainda mais o serviço prestado.

Coordenador dos cursos de radiologia do IC
Guilherme Rodrigues
Fonte: Jornal do Comércio



Parabéns à esses profissionais que têm essa preocupação com o conhecimento e se dedicam à sua profissão.  Bom se fosse assim em todos os setores da radiologia do Brasil.

Parabéns pelo Dia da Radiologia 08/nov, mesmo atrasado, aliás, podemos considerar novembro como o mês da radiologia!