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quarta-feira, outubro 20, 2010

Curso tecnológico aumenta média salarial, diz estudo


Além de ganhos de até 24%, formação aumenta índice de empregabilidade

Salários de profissionais com curso tecnológico completo podem aumentar até 24%. É o que mostrou o estudo A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho, realizado pelo Centro de Estudos de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Instituto Votorantim.

Enquanto o salário médio de um profissional que não tenha concluído a graduação técnica é calculado em R$ 1.731,12, a remuneração média daquele que possui o diploma passa para R$ 2.837,8.

O impacto da formação também afeta positivamente os índices de empregabilidade. A chance de ocupação de um brasileiro com formação profissional concluída, de acordo com a pesquisa, é 48,2% maior que outra pessoa que não obtenha a titulação.

As oportunidades para os profissionais com educação profissional, segundo o estudo, estão distribuídas majoritariamente nos seguintes setores: automobilístico; financeiro; petróleo e gás; papel e celulose; serviços públicos; indústrias; educação; petroquímico; indústria têxtil; saúde e comércio e serviços. Há ainda opções nos setores de alimentos e bebidas, mineração, transportes, construção civil e agronegócio. 


Fonte: UNIVERSIA BRASIL (com adaptações).

Cursos tecnológicos são atalho ao mercado


Cursos de tecnologia ganham mais espaço em instituições de Ensino Superior, além de maior visibilidade no mercado de trabalho. Para confirmar essa afirmação, duas pesquisas. Uma, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que aponta crescimento de mais de 600% na quantidade de cursos tecnológicos no País. Outra, do Centro de Estudos de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, que notifica ganhos salariais de até 24% e aumento de 48,2% no índice de empregabilidade dos profissionais com esse tipo de formação.

Atualmente, o Brasil mantém 4.355 cursos superiores de tecnologia. Número quase sete vezes maior do que o registrado em 2002, quando existiam apenas 636 programas. A expansão, segundo Roberto Leher, professor do Departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), se iniciou em 1997, com a publicação do Decreto 2.208, que prevê a dissociação entre formação profissional e científica. "A transição propiciou novo nicho para as instituições de Ensino Superior a partir da oferta de cursos superiores mais rápidos e meramente instrumentais", analisa ele.

O crescimento econômico brasileiro aliado à ausência de mão-de-obra qualificada para atender às novas demandas do País também contribuem para a proliferação dos cursos superiores de tecnologia. É o que garante João Cardoso Palma Filho, especialista em políticas educacionais e professor da Unesp (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho). "Ao mesmo tempo em que o mercado está afoito por profissionais qualificados, os jovens estão cada vez mais preocupados em ingressar o mais rápido possível no mercado", aponta.

A modalidade, segundo o Inep, é a opção de 412.027 estudantes brasileiros, doze vezes menos que as matrículas na graduação presencial, calculada em 5.080.056. A quantidade de cursos superiores de tecnologia também é inferior a de licenciaturas e bacharelados. Existem hoje 24.719 cursos presenciais, mas apenas 4.355 de tecnologia.

Embora a maior parte das ofertas esteja centralizada no setor privado, Palma Filho enxerga políticas oficiais para expansão da modalidade no sistema federal, principalmente devido à criação dos IFETs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia). De acordo com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o Brasil tem 38 IFETs, com 255 campus espalhados em todo território nacional. Outras 99 unidades estão em construção e previstas para serem entregues até o final de 2010.

Há ainda outras instituições públicas que mesmo dedicadas às graduações tradicionais têm adotado esse modelo de formação, como é o caso de Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

O resultado dessas iniciativas pode ser visto na atual edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, lançada em maio de 2010, e que apresenta dez novos cursos divididos nos eixos tecnológico-militar, segurança e apoio educacional. Há, ainda, outros 98 cursos tecnológicos nas áreas de produção alimentícia, recursos naturais, produção cultural e design, gestão e negócios, infraestrutura, controle e processos industriais, produção industrial, hospitalidade e lazer, informação e comunicação e ambiente, saúde e segurança.

A tendência, na opinião de Palma Filho, é a intensificação da proliferação dos cursos superiores de tecnologia nos próximos meses, independentemente do resultado das eleições presidenciais de 2010. Para ele, no entanto, esse crescimento não colocará em xeque as graduações - licenciaturas e bacharelados. "A convivência será harmônica, até porque a formação teórica e tão importante quanto a científica. Há ainda forte tendência de intercâmbio entre as modalidades, bem como de encurtar o tempo de alguns bacharelados", acredita o especialista.

Leher não têm o mesmo otimismo de Palma Filho e prevê o esgotamento na oferta dos cursos superiores de tecnologia em um futuro não tão distante. Ele aponta a experiência do México para explicar sua teoria. "O país, na década de 1990, vivia momento similar ao que o Brasil vive hoje. Com a quebra da expectativa dos profissionais e a percepção da restrita formação e do baixo peso do diploma no mercado de trabalho, a procura pelos programas diminuíram e a ofertas das vagas também", diz o professor da UFRJ.

Enquanto Palma Filho aponta a expansão do sistema como estratégia para a ampliação do acesso de brasileiros ao Ensino Superior, Leher relaciona a proliferação da modalidade com a baixa qualidade da formação. "Mesmo que a formação do tecnólogo seja fundamentada na prática profissional, não exclui a necessidade de capacitação científica - ainda que em menor intensidade do que a da graduação", relata. Segundo ele, o modelo de referência, inicialmente adotado pela maioria das instituições de Ensino, passou a ser minoritário no País. "Essa transformação é uma grande perda para o Brasil. Até porque os conhecimentos técnicos por si só não são suficientes. É preciso ter profissionais que pensem em soluções".

Mercado de trabalho

A pesquisa "A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho", realizada pelo Centro de Estudos de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, aponta ganhos salariais de até 24% e aumento de 48,2% no índice de empregabilidade dos profissionais formados em cursos superiores de tecnologia. Enquanto o salário médio de um profissional que não tenha formação tecnológica é calculado em R$ 1.731,12, a remuneração média daquele que possui o diploma passa para R$ 2.837,80.

Ainda, sim, Leher acredita que as oportunidades de emprego para os profissionais tecnólogos sejam inferiores às destinadas aos bacharéis. "A absorção dos tecnólogos existe, mas é preciso observar que tipo de emprego está disponível a eles e compará-lo com a demanda dos profissionais formados nas graduações tradicionais", relata ele, que enfatiza a preferência do mercado de trabalho por candidatos que tenham formação mais sólida e não puramente de base tecnológica.

Para exemplificar a afirmação, o professor da UFRJ cita a Petrobras. Embora os cursos superiores na área de petróleo tenham crescido a partir da demanda, a empresa estatal, segundo Leher, não aceita candidaturas de profissionais com diploma de tecnólogo em seus processos seletivos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da empresa. Robert Karlisle Burnett, pró-reitor acadêmico da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) confirma o preconceito por parte do mercado de trabalho, mas o justifica como desconhecimento da formação tecnológica. "Muitas empresas não sabem qual é a capacitação de um tecnólogo, outras desconhecem até a existência dessa modalidade", diz ele.

O preconceito, para Palma Filho, não se restringe às empresas. De acordo com ele, ainda que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) preserve o direito dos tecnólogos, há universidades que são resistentes a aceitar esses profissionais em programas de pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado.

Oportunidades de estágio

O panorama dos estágios no Brasil pode exemplificar as diferenças entre as oportunidades para um bacharel e para um tecnólogo. A Abres (Associação Brasileira de Estágios) aponta a existência de 650 mil vagas de estágio para o Ensino Superior. "A maior parte das oportunidades ainda são preenchidas por estudantes de cursos convencionais. Arrisco dizer que apenas 30% das vagas são ocupadas por alunos de cursos tecnológicos", diz Seme Arone Junior, presidente da associação.

Ele acredita que o mercado ainda está em processo de maturação das novas modalidades de Ensino. "É por esse mesmo motivo que as empresas são mais cautelosas nas contratações. Estão descobrindo, aos poucos, de que forma esses estudantes tendem a contribuir com o desenvolvimento", explica Arone Junior, que também cita uma desvantagem competitiva entre os candidatos das duas modalidades. "Em geral, estudantes dos cursos de bacharelado, até pelo tempo da formação, têm vivência acadêmica maior, além de experiências em estágios anteriores", aponta.

As diferenças salariais, no entanto, não são tão grandes quanto o número de oportunidades. A pesquisa "Valores pagos aos estagiários do Brasil", realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), revela que a média salarial dos estudantes de nível Superior é de R$ 765,25. Já para o nível Superior tecnólogo, é de R$ 702,40. 



Dez cursos com as melhores bolsas-auxílio no Brasil

Nível Superior   Nível Superior Tecnólogo
1
Engenharia
R$ 1.022,30          
 Secretariado
R$958,98
2
Relações Internacionais
R$ 1.008,38  
Mecânica
R$ 906,03
3
Economia
R$ 999,27
Construção Civil
R$ 896,95
4
Química
R$ 897,45
Mecatrônica Industrial
R$ 831,89
5
Arquitetura e Urbanismo
R$ 896,35
Processamento de Dados
R$ 791,03
6
Biblioteconomia
R$ 883,60
Comércio Exterior
R$ 788,79
7
Nutrição
R$ 880,40
Gestão Ambiental
R$ 772,46
8
Estatística
R$ 864,70
Tecnologia em Alimentos
R$ 765,00
9
Ciências Atuariais
R$ 817,61
Sistemas de Informação
R$ 655,00
10
Matemática
R$ 802,12
Redes de Computadores
R$ 627,00
Fonte: Pesquisa "Valores pagos aos estagiários do Brasil", realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios)



Formação contínua

Independentemente da escolha da modalidade da graduação, é preciso investir em formação contínua, conforme comprova a pesquisa "Você e o Mercado de Trabalho", da FGV. Segundo o estudo, a cada ano de estudo completado o salário pode subir 15% e as chances de arrumar emprego aumentam em 3,3%.

A taxa média de ocupação de uma pessoa que nunca estudou, por exemplo, é de 59%. Esse índice sobe para 90% quando se fala de brasileiros com 18 anos de estudo, o que inclui profissionais com mestrado e doutorado. A mesma teoria foi comprovada em relação à média salarial dos brasileiros. Apesar das jornadas de trabalho serem similares, as diferenças salariais podem chegar a R$ 4 mil. Enquanto quem nunca estudou recebe, em média R$ 392,14, aqueles que possuem título de mestre ou doutor ganham, em média, R$ 4.454,69.  



Diferenças entre graduações tradicionais e cursos superiores de tecnologia
    

Assim como para as licenciaturas e os bacharelados, o requisito para ingressar em cursos superiores de tecnologia é a conclusão do Ensino Médio. No entanto, enquanto bacharéis e licenciados possuem formação mais generalista, tecnólogos são profissionais especializados em segmentos de áreas específicas.

As diferenças entre as modalidades também relacionam-se à duração da formação. Ao passo que graduações tradicionais levam de quatro a seis anos para serem concluídas, programas tecnológicos têm curta duração e duram, em média, dois anos.

Apesar das especificidades na formação, os diplomas têm a mesma validade e os tecnólogos também podem dar continuidade aos estudos com ingresso em programas de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado).





Fonte: UNIVERSIA-BRASIL (com adaptações).