Busca

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

O curso de Tecnologia em Radiologia obteve o melhor desempenho no CPC

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi escolhido como um dos melhores centros universitários do Brasil. No ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a instituição pernambucana ocupa a nona posição.

O índice obtido pelo IFPE foi 4. O valor é calculado com base no triênio 2007, 2008 e 2009 e funciona como um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação.

No Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é a média de diferentes qualidades de um curso, Tecnologia de Radiologia foi o que obteve melhor desempenho no IFPE, com 3,24; seguido de Tecnologia de Gestão em Turismo, com 3,22.

O IGC leva em consideração o desempenho dos estudantes concluintes no Enade. Já o CPC avalia não só os concluintes, mas também os ingressantes, além de variáveis como corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos pedagógicos. 


Fonte: pe360º graus

Cursos Tecnológicos garantem rápida formação profissional

Infelizmente ainda existem muitas pessoas que consideram os Cursos Tecnológicos inferiores a uma graduação regular, ou pensam que eles requerem pouca capacidade intelectual. Segundo dados do Censo de Educação Superior, divulgados em 2010, esses cursos são uma tendência atual e tem como objetivo formar profissionais aptos a realizarem, de forma plena e inovadora, as atividades de um determinado eixo tecnológico. Os cursos tecnológicos desenvolvem profissionais de perfis amplos, com capacidade de pensar em forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, além disso, ainda permite que seus egressos continuem seus estudos, realizando uma pós-graduação.

Uma das vantagens de se cursar um Curso Superior Tecnológico é o fato de ele ser mais voltado para o mercado de trabalho, aliando conhecimento a necessidade do mercado, outra vantagem é a duração do curso que varia entre dois e três anos, isso por que essa modalidade de ensino foi criada para suprir a demanda urgente de mão-de-obra qualificada em algumas áreas, o que significa economia de tempo para aquele que precisa adquirir, com rapidez, uma formação profissional, ou ainda para os formados que desejam ampliar seu currículo.

O curso de Tecnologia em Radiologia pretende formar profissionais preparados para compreender tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, preservação da natureza e utilização, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde na área da Radiologia.


Fonte: Agora MS (com adaptações).

Resultado da reunião com Governo sobre aumento de preços dos radiofármacos

No dia 27 de janeiro de 2011, foi promovida uma reunião com o professor Luiz Antonio Elias, secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, que contou com a presença do Dr. Celso Darío Ramos, presidente da SBBMN, do Dr. Manoel Aparecido Gomes da Silva, presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia, e do Dr. Ricardo Brandão, diretor da SBBMN e da Sociedade Brasileira de Cancerologia. 

A reunião teve como objetivo discutir o aumento de preços dos radiofármacos no contexto do Programa Nuclear Brasileiro. Uma das prioridades do Programa é a construção do Reator Multipropósito Brasileiro. Foi colocado para o secretário que não faria sentido "sufocar" a Medicina Nuclear brasileira com mais um aumento de preços de insumos. 

Ao contrário, o crescimento da Medicina Nuclear deve ser estimulado, já que é uma das principais e mais nobres usuárias do novo reator. “O secretário compreendeu o delicado momento pelo qual passa a Medicina Nuclear no país", avaliou o Dr. Celso Darío Ramos, que completou: "Se comprometeu a conversar com a CNEN sobre a possibilidade de cancelar este aumento e prometeu uma resposta até o início de fevereiro”


Fonte: SBBMN