Busca

domingo, outubro 02, 2011

Rio Grande do Sul terá maior quantidade de novos casos de câncer no Brasil em 2011

Dados do Inca justificam reformulações feitas pela ANS e que eram aguardadas pela Associação Gaúcha de Radiologia
 
Com aproximadamente 50 mil novos casos, o Rio Grande do Sul será o líder brasileiro em incidência de câncer no País, em 2011, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). De acordo com a pesquisa, para cada 100 mil gaúchos homens, 438 desenvolverão a doença. Já entre as mulheres, serão 419 novos casos. É a maior proporção entre todos os estados da Federação.

Somente em 2010, 16.519 pessoas morreram em razão da enfermidade, segundo a Secretaria da Saúde do RS. Uma medida da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderá auxiliar na reversão destes números. Em agosto, uma nova resolução da ANS ampliou a lista de cobertura assistencial obrigatória para os planos de saúde.

A iniciativa da ANS, que incluiu 60 novos procedimentos, beneficiará cerca de 2,3 milhões de gaúchos que possuem planos de saúde. Entre os novos procedimentos na área da radiologia, que serão custeados pelas empresas, estão o Agulhamento Guiado por Ressonância Magnética e o PET-CT para neoplasias de colo-retal.

"Mais importante que qualquer coisa, é que o exame deixa de ser um mito. Ao contrário, deve ser um procedimento cotidiano no diagnóstico, controle terapêutico e segmento dos pacientes com câncer. Esta resolução caminha de mãos dadas com a evolução da medicina. A ANS entende isso e beneficia os pacientes com esta medida" - comemora o vice-presidente de radiologia geral da Associação Gaúcha de Radiologia (AGR), Thiago Krieger Bento da Silva.

De acordo com o INCA, estima-se que 1.520 novos casos de câncer de colo-retal serão descobertos em 2011 no Rio Grande do Sul. O câncer de mama apresenta uma previsão ainda maior, evidenciando o número de 4.750 mulheres com a doença este ano. Atualmente, ambos os procedimentos são de difícil acesso. Para se ter uma idéia, o exame do PET-CT custa R$ 3.500,00 no Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Mãe de Deus.

"É um procedimento caro. Agora o paciente poderá fazer este exame através do convênio, o que é uma notícia excelente. Isto aumenta as ferramentas diagnosticas na luta contra o câncer" - comemora o médico radiologista Rogério Duarte.

O exame do PET-CT é um diagnóstico não invasivo e preciso. Basicamente, é o resultado da aliança entre o Pet Scan e a Tomografia Computadorizada. O primeiro mapeia todo o corpo em busca de células cancerosas que retêm a glicose em quantidade muito superior que as células normais. Por outro lado, o segundo exame exibe detalhes finos da anatomia das lesões, porém não consegue diferenciar com eficiência se são benignas ou malignas. A fusão dos exames proporciona ao médico a precisão necessária para direcionar o melhor tratamento, já que apresenta as imagens metabólicas e anatômicas, detectando lesões malignas com eficiência e segurança.

Especificamente para o câncer de mama, o Agulhamento Guiado por Ressonância Magnética é um procedimento que consegue detectar lesões milimétricas, distinguindo as malignas e benignas, tornando viável a cura de 95% dos pacientes se confirmarem o diagnóstico no início de seu desenvolvimento.

Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, desintometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.


Fonte: SEGS