Busca

domingo, dezembro 25, 2011

Primeiro-ministro da França visita base de submarinos nucleares no Rio

O primeiro-ministro da França, François Fillon, visitou neste mês as obras da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem) e do Estaleiro e Base Naval (EBN), em Itaguaí (RJ). O local será berço da construção de um submarino com propulsão nuclear resultado da parceria entre Brasil e a França na área de defesa nacional.


A parceria faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), cujo objetivo é capacitar o Brasil a produzir e operar equipamentos convencionais e movidos a propulsão nuclear. A tecnologia militar será usada para fortalecer a defesa e o controle das águas brasileiras.


Até 2020, a Marinha brasileira espera ter concluído a construção do primeiro submarino nuclear da América do Sul. Está prevista na parceria a cooperação de longo prazo, com transferência de tecnologia, que inclui a construção de quatro submarinos com propulsão convencional (S-BR) e a assistência da França ao desenvolvimento da parte não nuclear do projeto de submarino com propulsão nuclear. Além disso, deve ser construída também uma base de submarinos e os estaleiros atuais serão modernizados.



Fonte: Gestão C&T