Busca

domingo, novembro 13, 2011

Dicas para Formatura de Tecnólogos em Radiologia - Parte I

Por Mariana Duarte


Olá, pessoal! Por causa da grande procura por quem visita o Blog sobre o que fazer na formatura, como ser criativo e econômico etc... Enfim, fiz um apanhado de fotos da internet para quem sabe, poder ajudar quem anda procurando inspiração para a formatura em Radiologia. Nas fotos predomina a cor verde, e é claro que ninguém vai fazer tudo verde da cabeça aos pés, mas como essa é a cor da nossa profissão, para quem é da saúde, resolvi colocar as fotos nessa cor.

Espero que as fotos clareiem as idéias de quem está interessado e inspirem vocês a fazerem uma bela formatura.

Convite

Bem... Começando pelo convite. Há vários sites com modelos de convites de formaturas que geralmente são chiques e cheios de frufrus. Aqui vão alguns dos sites que encontrei:


Se vocês não tiverem muita grana pra gastar com isso, há modelos mais simples de convites para formatura. Aproveitando para fazer propaganda, faço convites para qualquer ocasião. Se tiver interesse, dê uma olhada no site da minha irmã:



Beca

A beca, para quem não sabe, é na cor verde.



Prontos Para a Festa

Esse não é um blog de moda... mas coloquei aqui alguns modelitos, acessórios, penteados. Vai que ajuda, né? O importante é o conforto, se sentir bonito(a), porque o dia é especial!




  



Nós Que Fizemos Tudo!

Local, decoração, fotógrafo, comida, bebida... xiiiiiiii.... é muita coisa pra pensar, não??? A turma que tem bastante grana pode contratar os serviços completos dos cerimonialistas e só curtir a festa. E quem não tem??? Vai ter que ralar, viu? Mas, pode ter certeza que por aí tem muita dica de como fazer uma formatura mais em conta e de como fazer tudo sozinho.






Material com data vencida no Hospital de Bonsucesso-RJ

Mamografias e exames de raios X realizados no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) estão sendo feitos com reveladores e fixadores com datas de validade vencidas. O uso desses produtos prejudica a definição das imagens e pode fazer com que alterações de mama, tumores e fraturas ósseas não sejam identificadas, segundo João Paulo Matsushita, diretor científico do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

“O revelador vencido faz com que o exame perca a definição, os contrastes. É um problema sério porque dificulta muito o diagnóstico. Na mamografia, por exemplo, há o risco de não se identificar um câncer em estágio inicial”, afirma João Paulo. “O revelador vencido em uma radiografia de tórax pode dificultar o diagnóstico de uma pneumonia”

A imprecisão nos diagnósticos não é o único problema. O uso de fixador vencido faz com que um exame que poderia ser guardado por até 4 anos se apague em poucos dias. “Quando o fixador é velho, o filme fica grudando e a imagem pode se apagar em até uma semana. Ou seja, pode ser que o paciente sequer consiga levar o resultado para o médico”, diz João Paulo.

Segundo memorando interno do HFB ao qual O DIA teve acesso, o Centro de Diagnóstico e Imagem da unidade solicitou ao departamento de compras fixador em 29 de setembro. “Não conseguimos fixador (...) após várias solicitações. Se não recebermos até amanhã, não será possível revelar nenhum exame radiológico a partir desta data”


Segundo funcionários do hospital, as caixas dos dois produtos, vencidos em abril e maio, foram entregues no centro no início de outubro. Além disso, os produtos que até ontem estavam sendo usados venceram em agosto.

Unidade admite falta de filme para radiografia

O hospital federal, que desde julho enfrenta uma crise de falta de medicamentos, equipamentos e insumos, não tem filme de tamanho 35x43, necessário para raios X de tórax e abdômen de adultos.

Segundo documento do HFB, num determinado dia só havia filmes para dois dias de exames, o que pode acarretar a paralisação do procedimento. “Um adulto que sofre acidente de carro, por exemplo, deve ser submetido a este tipo de raios X”, diz funcionário do HFB.

Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde afirma que a direção “substituiu os materiais assim que detectou que (...) estavam fora da validade”. O hospital não explica como os produtos vencidos foram parar no centro de imagens: limita-se a negar que tenham sido usados. O HFB admite a falta do filme, diz que a compra “já foi providenciada”, mas não explica por que deixou o produto faltar.

Segundo a unidade, outro filme de tamanho similar pode ser usado “sem prejuízo no atendimento”.


É... feito nas coxas dá pra se fazer qualquer coisa! Ê, Brasil!
Fonte: O Dia online (com adaptações).