Busca

quarta-feira, abril 25, 2012

Fundação Certi amplia parceria com instituto alemão para elevar inovação no Brasil

A Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) assinou, na segunda quinzena de janeiro, um acordo de cooperação que poderá elevar o protagonismo da instituição no cenário nacional. A parceria foi firmada com a Sociedade Fraunhofer, da Alemanha, que opera o maior complexo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) tecnológico europeu, especializado no atendimento de demandas do setor empresarial.

Hoje, a fundação brasileira já oferece suporte para grandes e médias empresas de todo o país para a elaboração de produtos e processos inovadores. A expectativa é ampliar a capacidade de atendimento, desenvolver soluções com alto grau de complexidade tecnológica em áreas portadoras de futuro e estratégicas para o Brasil, num menor custo.

Além da produção conjunta de produtos e processos e da oferta de serviços tecnológicos, o acordo prevê o intercâmbio de pesquisadores e de informações, assim como capacitação empresarial. “Ter esta organização como parceira é certamente estratégico. De forma objetiva e sistêmica, as duas organizações unem suas competências para atender empresas brasileiras e europeias”, destaca o superintendente geral da Fundação Certi, o professor Carlos Alberto Schneider.

Para se ter uma ideia do gigantismo do parceiro internacional, atualmente a Sociedade Franhoufer é constituída por 80 unidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e reúne 18 mil pesquisadores. O orçamento anual é da ordem de 1,6 bilhão de euros.

De acordo com o superintendente da Certi, a parceria poderá resultar num expressivo impacto de inovação no cenário brasileiro, “se esta oportunidade for trabalhada em um regime de ganha-ganha, sempre com envolvimento conjunto de uma instituição científica e tecnológica (ICT) brasileira e de uma unidade Fraunhofer parceira”.

Os institutos Fraunhofer e os centros de referência da Certi são organizações privadas, sem fins lucrativos, e dependendo do grau de financiamento de base, podem oferecer serviços e projetos com preços atrativos. Entretanto, existe um forte desestimulador no Brasil à contratação de serviços de P&D de entidades estrangeiras, que implica em encargos adicionais de cerca de 40%.

Nas agências de fomento, estuda-se a possibilidade de viabilizar a isenção destas obrigações quando o atendimento empresarial acontecer em parceria com uma ICT. “Esta é mais uma importante medida de estímulo a ser agregada ao marco legal brasileiro”, analisa Schneider. O avanço está previsto no Projeto de Lei N° 2177/11, que tramita no Congresso Nacional, para constituir o Código Nacional de CT&I.

Bons frutos

O acordo também poderá resultar na instalação de um centro de pesquisa do grupo alemão na capital de Santa Catarina. A unidade deverá ser acomodada no Sapiens Parque. O centro seguirá o modelo dos já existentes nos Estados Unidos, China e Japão e espera-se fortalecer a interação com institutos de ciência e tecnologia de universidades brasileiras.

“Este empreendimento poderá ser realidade, dependendo do desenvolvimento dos trabalhos em cooperação para a indústria, do êxito de um escritório de representação e de um centro de projetos”, antecipa Carlos Schneider. A unidade também envolverá as empresas de base tecnológica do Parque Tecnológico Alfa.

A Certi mantém relacionamento estreito com mais de seis unidades da Sociedade Fraunhofer desde 2005. Entre as parcerias vale citar a entre o Instituto de Ensaios Não Destrutivos (IZFP) e o Laboratório de Placas Eletrônicas, alemão e brasileiro, respectivamente.

Pela cooperação, as instituições já desenvolveram soluções nas áreas de tecnologias de processo e produção industrial, particularmente em manufatura de placas eletrônicas, metrologia e inspeção por coordenadas, tomografia industrial, planejamento da inovação de instrumentação médica e na cadeia produtiva e imãs de terras-raras.

“Nesta nova fase de parceria institucionalizada, a ênfase será a geração de soluções inovadoras para o aumento da competitividade das empresas, alinhada às políticas de desenvolvimento brasileiras”, conclui Carlos Alberto Schneider.
Informações sobre a Fundação Certi estão disponíveis no site www.certi.org.br.


Fonte: Abibpti