Busca

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Falta de raio-x gera transtorno em pronto-socorro de Manaus

Pacientes passaram até cinco horas esperando para realizar o exame depois que um dos aparelhos parou de funcionar.
 
Uma oscilação no abastecimento de energia elétrica danificou um aparelho de radiografia no Pronto-Socorro Dr. João Lúcio e causou transtornos a pacientes que procuraram os serviços de urgência da unidade, no início do mês.

Esses pacientes precisaram ir ao Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, o Joãozinho, que fica ao lado do João Lúcio, para fazer o exame. Lá, a demora pelo exame chegou até cinco horas, relataram pacientes ouvidos pela reportagem.

O gerente Willian Silva de Lima, 33, foi vítima de um assalto quando chegava ao trabalho na manhã de ontem. Ele levou duas coronhadas na cabeça. Chegou ao Dr. João Lúcio por volta das 7h30 e depois de ser atendido recebeu uma requisição para fazer o exame de raios-X e encaminhado para o Pronto-Socorro da Criança. “Só tem uma máquina e a prioridade do atendimento são as crianças”, disse. Às 12h30 ele ainda não havia realizado o exame.

O diretor do Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, Joaquim Alves, disse que a unidade conta com dois equipamentos de radiografia. Um fixo e outro móvel. O que foi danificado foi o fixo. “Durante o período da manhã, o móvel foi usado no atendimento dos pacientes que estão internados nas enfermarias e UTIs, porque é pela manhã que os médicos visitam os pacientes e avaliam como eles estão reagindo ao tratamento”, contou.

No dia seguinte ao ocorrido, um outro equipamento foi emprestado pelo Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste para o João Lúcio.

Mais um fato do caos em que se encontra a saúde pública no Brasil.

Fonte: D24 am
(com adaptações).

Radiação de conexões Wi-Fi pode afetar fertilidade masculina, diz pequisa

Utilizar um laptop com conexão sem fio à internet pode prejudicar a fertilidade masculina, comprovaram presquisadores argentinos. Eles descobriram que a radiação Wi-Fi pode matar espermatozóides - ou seja, o risco surge quando a máquina é usada no colo.


Quando a conexão sem fio é ligada ela cria uma espécie de radiação eletromagnética que causa danos ao sêmen, disseram os cientistas. Os pesquisadores argentinos realizaram testes após tomar amostras de sêmen de 29 homens saudáveis, colocando algumas gotas em um laptop conectado na internet via WiFi. Quatro horas mais tarde alguns dos espermatozóides parecem ter sido afetados por radiação WiFi.

Um quarto dos espermatozóides já não estavam nadando, em comparação com apenas 14 % das amostras de sêmen armazenado na mesma temperatura longe do computador. Cerca de 9 %  dos que ficaram no computador mostraram danos ao DNA, três vezes mais do que as amostras de comparação.

De acordo com o chefe da pesquisa, Conrado Avendano, a culpada é a radiação eletromagnética gerada durante a comunicação sem fio.

Segundo a American Urological Association, quase um em cada seis casais dos EUA têm dificuldade para conceber um bebê, em cerca da metade dos casos o homem está na raiz do problema. Embora o impacto da tecnologia moderna ainda seja obscura, o estilo de vida não importa, dizem os pesquisadores.

No início deste mês, um relatório em Fertility and Sterility mostrou que os homens que comem uma dieta rica em frutas e grãos e pobre em carne vermelha, álcool e café têm uma melhor chance de obter sua companheira grávida durante o tratamento de fertilidade.


Fonte: O Dia Online