Busca

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Tomografia se mostra superior aos Raios X na detecção de drogas contrabandeadas

O melhor meio de descobrir drogas ilegais que os traficantes, ou "mulas", escondem nos próprios corpos é a mesma tecnologia de tomografia computadorizada comumente usada para detectar tumores, diz um estudo realizado por pesquisadores suíços. 

Tomografias mostraram-se muito superiores na detecção de drogas contrabandeadas do que raios X. Mas os tomógrafos e o sistema de processamento de imagem são caros demais para o uso rotineiro na caça aos contrabandistas, dizem especialistas.

No estudo, todos os 18 exames de tomografia feitos em contrabandistas detectaram corretamente os pacotes de droga que as "mulas" haviam engolido ou ocultado em cavidades do corpo. Houve apenas uma falha: um inocente foi erroneamente identificado como traficante.

Em comparação, os raios X convencionais detectaram drogas corretamente em 21 casos, mas deixaram passar nove "mulas" carregadas. Os raios X também acusaram inocentes seis vezes. Um tipo de radiografia de corpo inteiro se saiu melhor, mas ainda assim ficou abaixo da tomografia.

Os raios X custam menos que os tomógrafos, mas também tendem a dar leituras falsas, disse Patricia Flach, principal autora do estudo. Ela é radiologista forense do Hospital Universitário de Berna.

"Em raios X comuns, estruturas sobrepostas, gases intestinais e fezes muitas vezes disfarçam pacotes intestinais, causando falsos positivos e falsos negativos", disse ela.
A pesquisa está sendo apresentada nesta quarta-feira, na reunião anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte, em Chicago (EUA).

O estudo envolveu 50 supostas "mulas" levadas ao hospital pela polícia ao longo de três anos, ou que se apresentaram voluntariamente por terem desenvolvido sintomas de vazamento da droga. Algumas passaram por tomografia, outras por raios X e outras ainda por ambos.


Fonte: ESTADÃO.com.br (com adaptações).

Novo raios-X já está em pleno funcionamento em RO

A sala de raios-X do Hospital Municipal de Ji-Paraná - RO voltou a funcionar em novembro. 

Totalmente reformada e com um novo e moderno equipamento de diagnóstico por imagem, o atendimento foi normalizado quatro dias antes do prazo de 30 dias estipulado pelo secretário de Saúde, José Batista.

No dia 29 de outubro, a sala de raios-X do Hospital Municipal parou suas atividades e iniciou-se uma ampla reforma para a instalação de um novo equipamento de raios-X, adquirido com verba parlamentar com contrapartida do município. Na ocasião, o secretário José Batista se comprometeu a retornar os exames no HM em no máximo 30 dias. Desde então, o atendimento passou a ser realizado no Centro de Saúde Padre Romano, antigo L1 Maringá, no Segundo Distrito.

O novo equipamento, segundo o técnico em radiologia Realino Santos, tem o dobro da capacidade do equipamento antigo. Ainda de acordo com o técnico, este novo equipamento tem possibilidade de realizar o raios-X de coluna total, ou seja, lombar, cervical e torácica. O antigo aparelho não possibilitava esses tipos de exame. 
Prioridade

Sobre a instalação do aparelho de mamografia, adquirido juntamente com o aparelho de raios-X, mas que ainda não está em funcionamento, José Batista explicou que foi priorizada a instalação do raio-X pela demanda ser muito superior que a projetada para o mamógrafo.
“Não temos condições de fazer tudo de uma só vez, portanto, priorizamos aquilo que é de maior necessidade para a população. Temos uma estimativa de que, depois de instalado, o mamógrafo deverá realizar de 10 a 15 exames por dia, já o raio-X realiza uma média de 400 a 500 exames/dia”, disse Batista em entrevista à Rede TV.


Fonte: Rondonotícias (com adaptações).