Busca

sexta-feira, setembro 04, 2009

Áreas de Atuação

Como técnico científico de nível superior, o profissional conhece e opera com destreza, equipamentos na área de Radiodiagnóstico (radiologia convencional, mamografia, tomografia computadorizada, dentre outras). 

Atua também nas áreas de:  

Radiologia Industrial (atividades relativas a radioproteção e controle de qualidade); Radioterapia (procedimentos radioterápicos); Radiologia de Salvaguardas (controle de equipamentos, proteção radiológica e pessoas a serem atendidas); Radiologia na área de Alimentos e Esterilização de Materiais. O Tecnólogo poderá atuar ainda na administração de serviços radiológicos e gestão de qualidade


Dados: UNINCOR (com adaptações)

Perfil e Objetivos do Curso

O curso de Tecnólogo em Radiologia visa formar um profissional com sólida formação técnico-científica em Radiologia. Além disso, desenvolver sua criatividade, análise crítica, atitudes e valores orientados para a cidadania, atentos às dimensões éticas e humanísticas. O tecnólogo é o profissional que tem atuação direta no auxílio ao radiologista. Os objetivos do curso na maioria das universidades, são: formar e atualizar profissionais para a obtenção de imagens em radiologia (médica, industrial e veterinária), ultra-sonografia, radioterapia, tomografia computadorizada e medicina nuclear, atendendo à crescente demanda tecnológica em clínicas e hospitais. Formar ainda, profissionais para atuar nas áreas de alimentos, segurança, dosimetria e geração de energia. 


Dados: UNINCOR

Dúvidas Frequentes

Tecnólogo em radiologia médica é médico? É médico radiologista?  


Não, definitivamente você não será um médico. Para ser médico é necessário cursar 6 anos de faculdade de medicina. E para se tornar médico radiologista, são necessários mais 3 anos de residência (após a conclusão do curso médico). Tecnólogo em Radiologia é Tecnólogo em Radiologia! Não é médico! O salário de um médico radiologista varia um pouco. A média, dependendo da cidade, gira em torno de R$ 12.000,00. O do tecnólogo é em torno de R$ 1.200,00 por 6 horas diárias. 


Fonte: InForum (com adaptações)

Radiologia x Radiologia Médica


O curso de tecnólogo em radiologia é mais amplo que o curso de tecnólogo em radiologia médica. O tecnólogo em radiologia pode atuar tanto na área médica realizando exames, quanto na indústria metalúrgica (fazendo testes de ultrassom e raios-x em soldas e chapas de metal para identificar fissuras). Já o tecnólogo em radiologia médica atua somente na área médica. Ambos os cursos são bons, mas quem ainda não sabe em que área quer atuar, o tecnólogo em radiologia é mais indicado. Quem pretende seguir na área médica pode optar pelo tecnólogo em radiologia médica, pois terá uma carga horária mais focada para essa área.  


Fonte: Yahoo

O que é um Tecnólogo em Radiologia?

Em primeiro lugar devemos definir o que vem a ser tecnólogo. Tecnólogo é um tecnologista, pessoa versada em tecnologia. Tecnologia é o conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. 

Tecnólogo é o Nível Superior da Educação Profissional. Trata-se de uma graduação tecnológica, destinada aos egressos do ensino médio e/ou técnicos, cujo título concedido é o de Tecnólogo. 
Este profissional deve responder às transformações que ocorrem no mundo, do avanço da tecnologia e sua complexidade, além de procurar suprir a presente e crescente demanda por profissionais com alta qualificação para atender a um mercado de trabalho que tende a ser cada vez mais exigente. 
O Tecnólogo em Radiologia vem a reboque destas mudanças. Com poucos profissionais formados no Brasil, devagar a profissão começa a ter uma maior procura. Não somente por pessoas que militam na área, como por exemplo, os Técnicos em Radiologia, ou áreas afins, mas também por pessoas que não tem a conhecimento do que são os raios X. Há um crescente interesse na profissão e nos cursos que a habilitam. 
Geralmente, neste curso o aluno estará disponível para o mercado de trabalho em 3 anos.



Dados: UNINCOR