Busca

quinta-feira, março 10, 2011

Serviços de radiologia sofrem com dificuldades estruturais do HPS em Porto Alegre

A falta de estrutura do Hospital de Pronto Socorro em Porto Alegre é motivo de preocupação para uma das mais importantes áreas da medicina: a radiologia. Entre os problemas estão falta de profissionais e de equipamentos mais adequados. O presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, Silvio Cavazzola, alerta para o risco da falta de equipamentos mais modernos para o melhor atendimento da população.
 
"O principal perigo para população é não podermos prestar a assistência adequada por falta de equipamento para diagnostico ou terapêutica. O hospital hoje necessita de ultrassom e tomógrafo", explica.

De acordo com a Associação dos Servidores do HPS a situação influencia no diagnóstico de lesões ou doenças que acaba sendo prejudicado. Segundo o presidente da entidade há baixo número de pessoal para triagem (apolimento) e diagnóstico e falta tecnologia para melhorar e facilitar o diagnóstico dos pacientes.

O hospital fundado em 19 de abril de 1944 é um dos mais utilizados em Porto Alegre devido ao atendimento pelo SUS e pela localização na região central da cidade. Segundo o presidente da Associação dos Servidores do HPS, Rodrigo Machado, o problema é a falta de condição do RH, principalmente de técnico em enfermagem.

"O setor necessita de mais uns dez técnicos em radiologia e médicos radiologistas. Os equipamentos são muito antigos, precários. Hoje vemos outros com diagnostico online, aqui revelamos com filme e produtos químicos", explica.

Machado lembra que existe a perspectiva de restauração física pelo projeto QualiSUS que remodelará o andar térreo do prédio, a UTI e alguns outros setores. Ele enfatiza que este projeto não tem ligação com o planejamento para a Copa, mas afirma que o evento pode facilitar as reformas para o bem dos gaúchos.

Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. 

A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, desintometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.

Fonte: SEGS