Busca

quinta-feira, dezembro 09, 2010

III Jornada Carioca de Radiologia

A III Jornada Carioca de Radiologia acontecerá na cidade do Rio de Janeiro - RJ, no Centro de Convenções do Barrashopping  nos dias 17 e 18 de dezembro de 2010.
Informações pelo email: clubetecnologicodaimagem@hotmail.com








Fonte: RXINFO (com adaptações).

Curso de radiologia entre os melhores no Enade

Cerca de 450 mil estudantes de 14 cursos de bacharelado da área de saúde e cinco tecnólogos responderam as questões do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). As provas foram dia 21 de novembro.

O grupo de cursos escolhidos é repetido a cada três anos. Em 2007, estas mesmas graduações passaram pelo exame. Apesar de muitos estudantes torcerem o nariz para o exame, até mesmo promovendo boicotes, ele é obrigatório para o recebimento do diploma. Além disso, fazer o Enade é importante para a universidade conhecer mais os problemas da graduação. A opinião é do diretor de gestão e desenvolvimento acadêmico, Carlos José de Carvalho Pinto, da Pró-Reitoria de Graduação Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Radiologia do IF-SC entre os melhores

Em 2007, dos cursos avaliados em SC, nenhum conseguiu nota máxima (5) em todos os conceitos. A graduação de tecnologia em Radiologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) foi o melhor colocado entre os 87 cursos da área existentes, na época, no Brasil. Junto com ele, apareceu o curso da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, Rio Grande do Sul.

A expectativa da coordenadora da Radiologia no IF-SC, Tatiane Camazzoto, é repetir o desempenho. Neste ano, 36 alunos fizeram a prova. Para ela, os bons índices são resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos professores, a maioria com dedicação exclusiva. "Pesquisas não são muito típicas em um curso tecnólogo. Acredito que isso contribuiu de forma indireta com os índices alcançados."

Quando um curso fica com índices baixos (1 e 2), ele é analisado in loco por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que marcam reuniões com alunos, professores e verificam estruturas. A instituição tem três anos para fazer as mudanças necessárias.

Os gabaritos do Enade 2010 já sairam.

Foram 5.782 inscritos da área de Tecnologia em Radiologia.


Fonte: Diário Catarinense