Busca

terça-feira, março 01, 2011

Ativistas do Greenpeace escalam torre de usina nuclear

Ativistas da organização ambientalista Greenpeace escalaram na semana passada até o alto de uma das torres de refrigeração da usina nuclear de Cofrentes para reivindicar o fechamento da instalação, situada na província de Valência, no leste mediterrâneo da Espanha.

Os ecologistas escreveram a palavra "Perigo" na torre que escalaram após chegarem à usina nuclear no começo da manhã, segundo informou a empresa da central, a companhia elétrica Iberdrola.

Fontes do Greenpeace informaram à Agência Efe que a ação para reivindicar o fechamento da usina "está muito avançada" e os 20 ativistas que entraram no complexo da central "continuam trabalhando" apesar da presença de policiais.

Segundo relata a organização ambientalista em seu site, os oito ativistas que escalaram a torre de refrigeração "estão bem e montaram um pequeno acampamento com lonas para refugiar-se da chuva enquanto tentam completar a pintura do termo ''nuclear''".

Iberdrola assegurou por sua parte, em comunicado, que as Forças e corpos de segurança deslocados até as instalações "tomaram o controle da situação".

A direção da usina nuclear decidiu declarar "alerta de emergência", de acordo com seu Plano de Emergência Interior.

Em comunicado, o Conselho de Segurança Nuclear (CSN) da Espanha informou que ativou sua organização de resposta a emergências, que implica a constituição de sua sala de emergências e a manutenção de uma contínua comunicação da mesma com o Centro de Coordenação Operacional da Subdelegação do Governo de Valência.

A central, segundo as mesmas fontes, "continua funcionando em condições estáveis e com todos os sistemas de segurança disponíveis".

Um vigilante de segurança da central ficou levemente ferido durante a entrada dos ativistas ao local.

Os ecologistas pretendem denunciar o que consideram falta de segurança da central, que entrou em funcionamento em 1984 e cuja autorização de exploração está pendente de um relatório do Conselho de Segurança Nuclear e de uma posterior decisão do Ministério de Indústria, Turismo e Comércio. 

Fonte: Terra

III Congresso da ALATRO

Nos dias 20 a 24 de junho de 2011 será realizado o III Congresso da Associação Latinoamericana de Terapia Radiante Oncológica na Cidade do Panamá - Panamá.

Os temas a serem abordados, serão:

  • Câncer de Próstata
  • Câncer de Mama
  • Câncer Cérvico – Uterino
  • Câncer de Pulmão
  • Radiocirugia Esterotáxica
  • Tumores do SNC
  • Câncer Gástrico
  • Curso E-ALATRO
  • Workshop e Planejamento
  • Cuidados Paliativos Oncológicos
  • Física Médica/Radiobiología
  • Enfermagem Oncológica
  • Controle de Qualidade e Proteção Radiológica
  • E Outros...

Aumento no preço dos radiofármcos adiado até final de março

No dia 16 de fevereiro de 2011, na sede da CNEN no Rio de Janeiro, o presidente da SBBMN, Dr. Celso Darío Ramos, e os diretores Dr. Ricardo Brandão e Dr. Claudio Tinoco Mesquita, se reuniram com o presidente da CNEN, professor Odair Dias Gonçalves, e com o diretor de pesquisa e desenvolvimento da entidade, Dr. Marcos Nogueira Martins.
 
Na reunião, foram discutidas possíveis medidas para o desenvolvimento da Medicina Nuclear, considerando a decisão governamental da presidente Dilma Rousseff, confirmada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, em 13 de fevereiro de 2011: construir no Brasil um reator multipropósito para produzir radioisótopos para uso médico.
 
O professor Odair mostrou as dificuldades orçamentárias da CNEN, apresentou uma planilha, segundo a qual a produção de geradores de tecnécio-99m pelo IPEN é deficitária e afirmou que o aumento de preços é necessário para recompor o orçamento da Comissão.
 
A SBBMN ressaltou a importância de que, associado ao investimento no reator, haja investimento direto no crescimento da Medicina Nuclear, a principal usuária desses insumos radioativos e que é contraditório "sufocar" a especialidade com mais esse aumento de preços, além dos vários aumentos indiretos que já vem sofrendo.
 
Foi discutida a necessidade de incrementar o ensino e a pesquisa na área, formar um número maior de médicos nucleares, físicos, radiofarmacêuticos e biomédicos, principalmente, nas universidades públicas brasileiras, aptos a trabalhar com materiais produzidos pelo novo reator para que todo o investimento se reverta em melhoria da saúde da população, desenvolvimento tecnológico e ensino profissionalizante no país.
 
Ao final, ficou definido que o reajuste nos preços dos radiofármacos fica adiado até o final de março e, neste prazo, CNEN e SBBMN se comprometeram a planejar ações conjuntas, como viabilizar a revisão da tabela do SUS. Os resultados dessa reunião serão apresentados ao Ministério da Ciência e Tecnologia, protagonista principal do desenvolvimento dessa área. CNEN e SBBMN se posicionaram de modo a cada vez mais se tornarem parceiras no uso benéfico da energia nuclear.

Fonte: SBBMN