Busca

sábado, dezembro 24, 2011

Depois de alerta, IML anuncia compra de equipamentos para proteger servidores

Depois da presidente da Associação dos Médicos Legistas do Paraná, Maria Letícia Fagundes, enviar ofício para a direção do Instituto Médico Legal alertando da exposição excessiva à radiação, o médico responsável pelo setor de radiologia do Instituto Médico Legal (IML), Orlando Costa Cruz, informou que foi providenciada a compra de luvas, óculos e mais um avental revestido de chumbo para proteger os servidores que trabalham no raio X.
 
Maria Letícia protocolou ofício questionando a direção do Instituto sobre a falta de providências em relação a dois auxiliares de necropsia do IML de Curitiba que tiveram diagnóstico anormal no início de novembro. Eles foram expostos à radiações de 2,6 e 2,0 mSv. Os números ultrapassam o limite tolerado de 1,5 mSv por mês.

O laudo foi feito pela empresa Pro-Rad Consultores em Radioproteção, responsável pela análise nos funcionários, e entregue no dia 04 de novembro.

“Fui procurada por estes dois servidores. Eles não estão se sentindo bem, estão com medo de trabalhar. Há mais de um mês foram diagnosticados com um nível de radiação maior do que o normal e até agora sequer foram chamados pela direção para serem examinados. Precisamos saber o porquê disso”, questionou a médica legista.

De acordo com Cruz, o IML ainda deverá transferir os servidores expostos para desempenharem funções longe do aparelho de raio X. “A gente vai verificar o que ocorreu”, afirma o médico. Ele ainda afirmou que os auxiliares serão encaminhados para médicos especialistas para descobrir se a radiação comprometeu a saúde deles.

Fonte: Bem Paraná