Busca

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Câmera portátil da Toshiba é capaz de identificar sinais de radiação com rapidez e precisão


 
Acidentes nucleares como a atual destruição da usina nuclear em Fukushima, no Japão, reacendem as preocupações com a radioatividade e os males que ela pode causar aos seres humanos. Pensando nisso, a Toshiba desenvolveu uma câmera portátil capaz de identificar e medir os níveis de radiação de uma determinada área, a Portable Gamma Camera.

De acordo com o Ubergizmo, a empresa irá testar a nova câmera ainda este mês com a colaboração da prefeitura de Fukushima. A ideia da Toshiba é promover o uso da Gamma Camera em outras cidades e regiões do país.

A câmera, que se assemelha muito com um projetor comum, é equipada com mais de 128 semicondutores e sensores de radiação. O aparelho pode ser alimentado por qualquer fonte de energia ou por baterias AC100V.

A Gamma Camera mede o nível dos raios gama através de um sensor de radiação e uma câmera de vídeo com processamento de sinais. Depois dos níveis medidos, a câmera apresenta uma imagem com cores diferentes indicando o nível de radiação local como, por exemplo, se o aparelho apresentar uma medição com a cor vermelha, isso indica que a radiação está altíssima no local.
 
Como o nível de radiação não é homogêneo em determinada área, a medição pode levar mais de horas para ser concluída, mas a Gamma Camera consegue medir em pouco tempo todos os níveis de radiação.

Segundo o Tech On, a Gamma Camera pode ser utilizada para agilizar a identificação dos focos de contaminação e acelerar o processo de descontaminação assim como, também poderá ser utilizada para verificar a eficiência dos processos de descontaminação.

A Toshiba criou a nova câmera portátil visando diminuir o tamanho e melhorar o desempenho dos aparelhos que estão sendo utilizados na área da usina nuclear no Japão. Para se ter uma ideia, a câmera é 30 vezes mais eficaz na medição do que os aparelhos já existentes e é capaz de identificar a radiação mesmo em níveis muito baixos. 

Fonte: Geek