Busca

domingo, abril 18, 2010

Espaço INB em Caetité-BA


Ainda neste mês, com dia e hora a serem definidos e divulgados, como parte dos presentes dos  200 anos de Caetité, as Indústrias Nucleares do Brasil – INB, darão de presente para sua população o Espaço INB. Neste local, no entorno da Praça da Catedral, ficarão disponíveis farta informação sobre urânio, meio ambiente, saúde, ciência e tecnologia. O objetivo deste novo investimento da estatal no município é o de estreitar ainda mais os laços da empresa com a comunidade, mas não é só isso: “Também é propósito do Espaço INB despertar o interesse pela ciência e pelas tecnologias”, afirma a assessora de Comunicação Institucional e Corporativa da empresa, Maria Helena Beltrão.

O Espaço INB abrigará uma sala com fotos sobre a história de Caetité, uma sala de vídeo onde serão expostos filmes sobre ciências e uma sala para exposições temporárias. “Vamos inaugurar com uma exposição sobre Leonardo Da Vinci e do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST”, revela Helena Beltrão. Ainda no térreo, haverá uma pequena praça onde estudantes poderão fazer atividades, além de uma sala com computadores que darão acesso a sites de ciências.

No segundo andar haverá uma exposição permanente sobre energia nuclear, urânio e ciclo do combustível. Em outra sala, o assunto será meio ambiente e lá serão abordadas questões ligadas ao sertão baiano e às atividades desenvolvidas na INB Caetité. “As abordagens serão bem específicas. Falaremos das águas e do solo da região e sobre o que a INB faz para preservar o meio ambiente de Caetité”, conta Helena Beltrão. Por fim, o terceiro andar do casarão será ocupado por duas salas administrativas e uma biblioteca, que também poderá ser usada para reuniões com grupos da comunidade.

A história e a restauração do casarão histórico


O casarão que abrigará o Espaço INB passou por um processo de total restauração, liderado pela arquiteta e urbanista Gabriela Éboli, moradora de Caetité. O imóvel escolhido, um casarão de três andares com 441,66 m², foi construído em meados do século XIX e já pertenceu ao médico Deocleciano Pires Teixeira, pai do educador Anísio Teixeira, o mais ilustre filho de Caetité. Hoje pertencente à Associação das Senhoras de Caridadede Caetité, a propriedade será usada pela INB por meio de um contrato de locação e o dinheiro será revertido aos trabalhos sociais da entidade.

O  sonho de "Seu Bené"

Há um cidadão em Caetité que pode traduzir as expectativas e os benefícios esperados pela população da Cidade com a criação do Espaço INB: Benedicto Antônio dos Sonhos, mas conhecido por Seu Bené da URA. Quem não conhece em Caetité esse ex-colega, agora aposentado, depois de 43 anos dedicados ao setor nuclear?
Tão logo soube da novidade, Seu Bené não escondeu sua alegria. Quem o conhece sabe que o Espaço INB representa a concretização de um sonho seu, que vem de muito longe. “É um empreendimento oportuno para a INB, visto que a empresa vem sofrendo frequentes acusações de contaminação, todas falsas. A INB não contamina nada e a água de Caetité é uma das melhores que já bebi”, disse Bené.

Seu Bené conta que participou da implantação da URA, época em que a comunicação com a comunidade era difícil por falta de ferramentas. “O povo de Caetité é ávido por informações seguras da empresa. Este espaço, sem dúvida, é de grande interesse da população”, afirma.
Para a professora e jornalista Margareth Castro, a criação do Espaço INB é de suma importância para a comunidade, uma vez que vai proporcionar mais conhecimento e ampliar as oportunidades do saber em relação aos assuntos propostos. “O Espaço irá exercer um importante papel social, participando do desenvolvimento do município e estabelecendo uma ponte entre a população e os tão debatidos assuntos referentes à energia nuclear”, afirmou Margareth


Fonte: VANGUARDA

Vazamento de material nuclear na Índia


Desde o dia 09 de abril em Nova Délhi - Índia,  autoridades investigam a origem de uma substância radioativa que foi parar num ferro-velho. Seis pessoas que foram expostas ao material tiveram de ser hospitalizadas, dando início a questionamentos de que o país não tem regulações adequadas sobre o comércio de materiais industriais perigosos.

Cientistas nucleares que estão realizando testes com material radioativo dizem acreditar que ele veio do exterior, embora não indiquem de que país seria procedente. "Até onde podemos dizer, o material não foi feito na Índia", disse hoje S.K. Malhotra, porta-voz do Centro de Pesquisa Atômicas Bhabha, acrescentando que a agência tem a "impressão" de que o material faz parte de uma importação em consignação de ferro-velho.

A polícia local e especialistas nucleares fizeram uma operação pente-fino nas dezenas de ferros-velhos nos últimos dias para remover um total de dez fontes de radiação e descobrir pessoas com indícios de exposição, como queimaduras na pele.

O isótopo radioativo descoberto no ferro-velho em Nova Délhi, o Cobalto 60, nós Tecnólogos em Radiologia sabemos que ele é utilizado na medicina, incluindo equipamentos de radioterapia e instrumentos como medidores nucleônicos, que podem medir a espessura de um objeto.

O incidente fez surgirem questões sobre se a Índia tem regulações necessárias e procedimentos que prevenam a exposição à radiação em larga escala. Embora a Índia tenha passado por desastres industriais como o devastador vazamento de gás na fábrica de pesticidas da Union Carbide em Bhopal, 26 anos atrás, o país nunca sofreu um alarme nuclear.

Rakesh Mehta, secretário-chefe do governo da cidade de Nova Délhi, reuniu-se essa semana com reguladores ambientais e cientistas para discutir as medidas a serem tomadas sobre o incidente, incluindo o aumento da monitoração em ferros-velhos e melhores vistorias nos portos do país. "A regras existem", disse Mehta. "O problema é que a implementação não está sendo feita." 


Fonte: ESTADÃO

Atenção, São Caetano-SP!

A Secretaria Municipal da Educação - Seeduc da prefeitura de São Caetano-SP abriu inscrições para 190 vagas de estágio remunerado, destinadas a estudantes dos seguintes cursos: Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Gestão Ambiental; Gestão de Tecnologia da Informação; Jornalismo; Licenciatura em Computação; Nutrição; Pedagogia - Licenciatura com habilitação para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Rádio e TV; Redes de Computadores; Serviço Social; Sistemas de Informação; Tecnologia em Radiologia; e Web Design. 

O interessado deve ser morador da cidade e cursar a partir do 2º ano (terceiro semestre) do ensino superior. Os selecionados cumprirão o estágio em escolas e outros órgãos da administração do município.

As inscrições vão do dia 05 de abril até o dia 20 de abril pelo site do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) ou no posto da entidade, localizado na Rua Pará, 80, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A Bolsa Auxílio é de R$ 600 reais mensais para seis horas diárias de estágio (30 horas semanais).

A prova será realizada no dia 24 de abril, às 8h, na Segunda Escola Municipal de Ensino Fundamental -
Semef, localizada na Rua José Benedetti, 550, Bairro Cerâmica.

Fonte: Diário do Grande ABC