Busca

domingo, abril 18, 2010

Espaço INB em Caetité-BA


Ainda neste mês, com dia e hora a serem definidos e divulgados, como parte dos presentes dos  200 anos de Caetité, as Indústrias Nucleares do Brasil – INB, darão de presente para sua população o Espaço INB. Neste local, no entorno da Praça da Catedral, ficarão disponíveis farta informação sobre urânio, meio ambiente, saúde, ciência e tecnologia. O objetivo deste novo investimento da estatal no município é o de estreitar ainda mais os laços da empresa com a comunidade, mas não é só isso: “Também é propósito do Espaço INB despertar o interesse pela ciência e pelas tecnologias”, afirma a assessora de Comunicação Institucional e Corporativa da empresa, Maria Helena Beltrão.

O Espaço INB abrigará uma sala com fotos sobre a história de Caetité, uma sala de vídeo onde serão expostos filmes sobre ciências e uma sala para exposições temporárias. “Vamos inaugurar com uma exposição sobre Leonardo Da Vinci e do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST”, revela Helena Beltrão. Ainda no térreo, haverá uma pequena praça onde estudantes poderão fazer atividades, além de uma sala com computadores que darão acesso a sites de ciências.

No segundo andar haverá uma exposição permanente sobre energia nuclear, urânio e ciclo do combustível. Em outra sala, o assunto será meio ambiente e lá serão abordadas questões ligadas ao sertão baiano e às atividades desenvolvidas na INB Caetité. “As abordagens serão bem específicas. Falaremos das águas e do solo da região e sobre o que a INB faz para preservar o meio ambiente de Caetité”, conta Helena Beltrão. Por fim, o terceiro andar do casarão será ocupado por duas salas administrativas e uma biblioteca, que também poderá ser usada para reuniões com grupos da comunidade.

A história e a restauração do casarão histórico


O casarão que abrigará o Espaço INB passou por um processo de total restauração, liderado pela arquiteta e urbanista Gabriela Éboli, moradora de Caetité. O imóvel escolhido, um casarão de três andares com 441,66 m², foi construído em meados do século XIX e já pertenceu ao médico Deocleciano Pires Teixeira, pai do educador Anísio Teixeira, o mais ilustre filho de Caetité. Hoje pertencente à Associação das Senhoras de Caridadede Caetité, a propriedade será usada pela INB por meio de um contrato de locação e o dinheiro será revertido aos trabalhos sociais da entidade.

O  sonho de "Seu Bené"

Há um cidadão em Caetité que pode traduzir as expectativas e os benefícios esperados pela população da Cidade com a criação do Espaço INB: Benedicto Antônio dos Sonhos, mas conhecido por Seu Bené da URA. Quem não conhece em Caetité esse ex-colega, agora aposentado, depois de 43 anos dedicados ao setor nuclear?
Tão logo soube da novidade, Seu Bené não escondeu sua alegria. Quem o conhece sabe que o Espaço INB representa a concretização de um sonho seu, que vem de muito longe. “É um empreendimento oportuno para a INB, visto que a empresa vem sofrendo frequentes acusações de contaminação, todas falsas. A INB não contamina nada e a água de Caetité é uma das melhores que já bebi”, disse Bené.

Seu Bené conta que participou da implantação da URA, época em que a comunicação com a comunidade era difícil por falta de ferramentas. “O povo de Caetité é ávido por informações seguras da empresa. Este espaço, sem dúvida, é de grande interesse da população”, afirma.
Para a professora e jornalista Margareth Castro, a criação do Espaço INB é de suma importância para a comunidade, uma vez que vai proporcionar mais conhecimento e ampliar as oportunidades do saber em relação aos assuntos propostos. “O Espaço irá exercer um importante papel social, participando do desenvolvimento do município e estabelecendo uma ponte entre a população e os tão debatidos assuntos referentes à energia nuclear”, afirmou Margareth


Fonte: VANGUARDA

Nenhum comentário: