Busca

sábado, fevereiro 11, 2012

Radiologia auxilia na identificação de casos problemáticos em próteses de mama

Exemplo recente de prótese defeituosa demonstra a importância da radiologia na identificação de problemas com os implantes

O caso recente da identificação de falhas em próteses da empresa francesa PIP trouxe apreensão para aproximadamente 25 mil mulheres que fizeram o implante no Brasil. Para acompanhamento dos casos a radiologia cumpre um papel fundamental, segundo o médico e vice-presidente na área de mamografia da Associação Gaúcha de Radiologia na área, Dr Dakir Duarte.
 
"O médico radiologista é quem detecta e problema e faz o diagnóstico, avaliando inclusive, a extensão do extravasamento do gel de silicone e reconhecendo a intensidade da reação fibrótica dos tecidos" - explica. 
 
As ferramentas usadas para isso são a Mamografia e a Ressonância Magnética. O Ultrassom, em alguns casos, também fornece subsídios diagnósticos importantes e, por isso, não pode ser dispensado segundo o médico Dakir Duarte. A avaliação clínica e eventual terapêutica é de responsabilidade do mastologista.
 
No Brasil, cerca de 100 mil pessoas implantam próteses de silicone nos seios todos os anos. O número é equivalente a um terço das cirurgias plásticas feitas no país.
 
Fonte: Segs 


Que somos importantes, já sabemos... Só precisamos ser mais valorizados.