Busca

quinta-feira, novembro 24, 2011

Entrevista com Tecnólogos - Pernambuco

  3ª Entrevista com Tecnólogos em Radiologia


Por Mariana Duarte
Nome: Edméa Gomes de Andrade
 
Situação acadêmica: 7º período do curso de Tecnologia em Radiologia

Instituição de Graduação: Instituto Federal de Pernambuco

1- O curso de Tecnólogo em Radiologia foi uma escolha ou foi por acaso?

Na verdade, eu não conhecia a profissão Tecnólogo. Quando se falava em radiologia, o que vinha na minha mente era apenas a profissão de Médico Radiologista e Técnico em Radiologia, como eram limitados meus conhecimentos na área. Optei por Radiologia porque era o único curso superior em que me enquadrava. Hoje, agradeço á Deus! Acho que fiz a escolha certa.

2- Quantos semestres tem o seu curso?

São sete semestres, seis em sala de aula e um na prática do estágio.

3- Como você avalia o seu curso? Está sendo o que você esperava?

Em um conceito de 0 a 10, conceituaria o curso com nota 8, não por falhas no desenvolvimento educacional, mas sim na infraestrutura do curso. Considero que todos os estudantes e egressos do curso de Tecnologia em Radiologia estão de parabéns, porque em meio às necessidades do curso, conseguimos nos sobressair, muitas vezes, como os melhores no mercado. Diante disso, considero que, de certa forma, o curso saiu como eu esperava.

4- Com relação aos professores, atingiram às suas expectativas? Foi aluno de algum Tecnólogo?

Sim. Os professores têm currículos excelentes, e mesmo com a dificuldade na infraestrutura da instituição pública, conseguiram transferir seus conhecimentos aos alunos. Fui aluna de dois tecnólogos.

5- Quanto às matérias vistas no curso, acha que faltou algo a ser visto?

Sim. São disciplinas que são muito exigidas no mercado de trabalho, mas que não deixam de ser importantes.

6- A instituição é otimista quanto ao seu curso? Deram segurança quanto ao futuro da sua profissão?

Com certeza. Apesar de não termos a melhor infraestrutura, em relação a outras instituições particulares, com muito esforço obtivemos nota 4 no Índice Geral dos Cursos (IGC) e no ENADE. Os professores conhecem muito bem o mercado de trabalho do Tecnólogo, e em decorrência disso, existe um grande incentivo a partir deles.

7- Qual será o tema da sua monografia?

No meu caso, é necessário o relatório do estágio supervisionado.

8- Comente sobre o seu estágio. Estagia por quanto tempo? Está sendo produtivo? Onde é (hospital, clínica)? É remunerado?

Sim, está sendo bastante produtivo. No instituto, o convênio foi firmado com a Secretaria de Saúde, com isso podemos estagiar em qualquer hospital conveniado com a secretaria, porém é necessário se ter um contrato com o hospital. O hospital que temos contrato é o Hospital da Restauração, considero como sendo "a menina dos olhos” de qualquer estagiário de técnicas radiológicas. Apesar de não comportar equipamentos sofisticados, o HR, como é chamado, oferece uma gama de oportunidades para o aprendizado em radiologia. Como o estágio é supervisionado, e portanto curricular e obrigatório, não é remunerado.

9- Quem o supervisiona no estágio (Técnico, Tecnólogo..)?

Nenhum dos dois, o profissional que nos supervisiona é o Médico Radiologista. Porém, nos feriados temos um preceptor que é Tecnólogo.

10- Qual a situação do curso em seu estado? É novo, tem formados, há várias instituições com o curso?

A primeira turma do curso de Tecnologia me Radiologia do IFPE-campus Recife foi formada em 2007, sendo minha turma a quinta a se formar. Os estudantes ingressam a partir do segundo semestre do ano, por volta de agosto a setembro. No momento, existem três instituições que possuem o curso de Tecnologia em Radiologia, sendo duas delas privadas.

11- Você já tem registro no Conter?

Ainda não concluí a carga horária do estágio.

12- Qual a perspectiva de emprego na área, onde vive? E a faixa salarial?

Apesar do número de clínicas e hospitais na região ainda não ser compatível com o número de Tecnólogos se formando, existem aqueles que conseguem se sobressair por fazerem o diferencial no mercado, que cada vez mais se torna competitivo para qualquer área. Infelizmente, a faixa salarial ainda não é digna para o Tecnólogo, porém acredito que esse reconhecimento vai ser proporcional a regulamentação e reconhecimento da profissão do Tecnólogo em Radiologia.

13- Você trabalha ou conhece quem trabalha como Tecnólogo em Radiologia?

Sim, conheço sim. Inclusive alguns são ou já foram meus professores.

14- Em que área pretende atuar na radiologia?

Pretendo atuar na área de Radiologia Médica

15- Você tem alguma especialização na área?

Não, ainda não obtive meu certificado e nem diploma.

16- Já houve concurso para Tecnólogo em sua região?

Já. Se não me engano, há dois anos teve concurso na cidade de Ipojuca com vagas disponibilizadas para Tecnólogos em Radiologia.

17- Comente o que quiser.

Bom, espero que com essas minhas palavras eu possa ter contribuído, mais uma vez,  para o reconhecimento da profissão do Tecnólogo em Radiologia.
Obrigada pela oportunidade.


Muito obrigada, Edméa! Pode ter certeza que você contribuiu bastante!
Você demonstrou ter muito amor pelo que faz, parabéns!


Quem quiser ser mais um entrevistado, clique aqui! Somente São Paulo completou as "vagas" na entrevista, ainda temos um Brasil inteiro aí pra falar dos Tecnólogos! Participe!