Busca

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Governador nega crise no Hospital Regional de MS

O governador André Puccinelli (PMDB) negou que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul esteja passando por uma crise. “Não tem crise”, disse o governador.

André afirmou ainda que o seu governo foi o responsável pela instalação de várias especialidades médicas no hospital. “O hospital tem oncologia, hemodinâmica, centro de oncologia. O hospital tem residência médica que antes não tinha”, disse.

O hospital está enfrentando problemas de gestão e estruturais. Desde o dia 25 de outubro as cirurgias eletivas estão suspensas e sem previsão de serem retomadas. A direção do hospital ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação.

Na semana passada, o MPT (Ministério Público do Trabalho) propôs uma ação civil pública na Justiça do Trabalho contra a Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de MS) responsável pela administração do hospital, depois de encontrar várias irregularidades nas dependências do HR.

Consta na ação que foram identificadas irregularidades graves como a inexistência do Plano de Proteção Radiológica, número de técnicos em segurança do trabalho insuficiente, carência de equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos plumbíferos e protetores de tireóide, além de banheiros e vestiários em condições insalubres.


Fonte: CAPITALNEWS.COM.BR

Preocupação com a Coreia do Norte

O diretor da agência de vigilância nuclear da ONU e o Ocidente expressaram preocupação profunda com a ampliação do programa nuclear da Coreia do Norte, e Washington avisou que o país pode estar escondendo ainda mais sítios nucleares.

No fim de novembro, a Coreia do Norte se gabou de seus avanços nucleares, dizendo que está operando uma usina de enriquecimento de urânio com milhares de centrífugas. Se a notícia for confirmada, essa instalação pode oferecer ao país uma segunda via possível para produzir uma bomba nuclear.

"Esses fatos... destacam claramente os riscos causados pelo fato de a Coreia do Norte deixar de cumprir seus compromissos e obrigações internacionais," disse o enviado dos EUA Glyn Davies numa reunião da Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA) em Viena.

Em discurso diante do conselho da AIEA, composto por 35 países, Davies disse que Pyongyang já buscava a capacidade de enriquecimento de urânio antes de abril de 2009, a data que afirmou mais recentemente.

"Se isso se confirmar, existe a probabilidade evidente de que a Coreia do Norte tenha construído em seu território outras instalações ligadas ao enriquecimento de urânio," disse Davies.

Detalhes sobre as atividades de enriquecimento de urânio da Coreia do Norte vieram à tona no mês passado no relato de um cientista nuclear norte-americano convidado para visitar o país. Ele disse que viu centenas de centrífugas e que lhe foi dito que havia mais, que os norte-coreanos afirmaram estar operando.

Centrífugas são aparelhos que, girando em velocidade super-sônica, refinam urânio para que possa servir de combustível para usinas nucleares geradoras de eletricidade, ou, se o urânio for refinado em grau ainda muito mais alto, para a produção de bombas atômicas.

Tensões em alta

A Coreia do Norte disse que seu trabalho de enriquecimento visa a produção atômica de energia, mas o país já tem um artefato nuclear feito com plutônio e já realizou duas explosões nucleares experimentais, em 2006 e 2009. Até agora, ainda não comprovou possuir um bomba nuclear funcional.

O diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, expressou "grave preocupação" com os relatos sobre uma nova instalação de enriquecimento de urânio e a construção de um reator de água leve na Coreia do Norte.

Desde 2002 o país se recusa a ser inspecionado pela AIEA e no ano passado expulsou os inspetores da agência.

As revelações nucleares agravam as tensões na península coreana, que estão em alto nível desde que Pyongyang fez disparos de artilharia contra uma ilha sul-coreana, matando quatro pessoas.

Alguns analistas dizem que o ataque foi a tentativa de Pyongyang de forçar a retomada de negociações internacionais que podem lhe proporcionar ajuda. Outros o viram como tentativa de reforçar as credenciais militares de Kim Jong-un, filho mais jovem e sucessor indicado do líder adoentado Kim Jong-il.

As negociações entre seis países que visavam a suspensão do programa nuclear norte-coreano foram interrompidas em dezembro de 2008 quando a Coreia do Norte as abandonou. 


Fonte: O GLOBO (com adaptações).

41ª Jornada Paulista de Radiologia

Atenção! O prazo para as inscrições de Painéis e Temas Livres para a 41ª Jornada Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem está acabando. Os resumos podem ser submetidos até o dia 08 de dezembro de 2010.
Para se inscrever, basta acessar o link a seguir: Trabalhos Científicos e preencher o formulário de submissão com seus dados pessoais (caso ainda não possua login no site) e informações relativas ao trabalho.
Para conferir o regulamento, as instruções de como se inscrever e todas as informações referentes à submissão de trabalhos, clique aqui.

O evento

A JPR’2011 acontecerá de 28 de abril a 1º de maio de 2011, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP),  juntamente com o I Congresso Brasil-Chile de Radiologia, em parceria com a Sociedade Chilena de Radiologia (Sochradi).

As inscrições para participação na JPR’2011 também estão abertas. Acesse a ficha aqui

Você encontra informações completas sobre o evento no site da SPR.


Fonte: CBR