Busca

terça-feira, outubro 11, 2011

Outubro Rosa 2011

 Técnicos de saúde esperam incentivar a realização do exame de mamografia

Em Alagoas, outubro não é só o mês das crianças. É mês de prevenção contra o câncer de mama. Para sensibilizar as mulheres sobre exames que detectam a doença ainda no estágio inicial, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou a campanha Outubro Rosa. E ‘iluminou’ prédios da capital alagoana de rosa. O prédio do Tribunal de Contas, na Avenida Fernandes Lima, foi um dos pontos escolhidos.

Com esta iniciativa, técnicos do Programa de Saúde da Mulher esperam incentivar a realização do exame de mamografia. Isso porque, além do autoexame, ele é imprescindível para detectar o câncer de mama, que em Alagoas mata um terço das pessoas acometidas pela doença, segundo o Núcleo de Combate ao Câncer (NCC).

De acordo com a técnica do Programa de Saúde da Mulher da Sesau, Rita Webster, o câncer de mama é um dos que mais registra casos no Estado e, de acordo com o DataSUS, 120 pessoas morreram vítimas da doença em 2009 morreram, sendo 118 mulheres e dois homens.

“O objetivo da mobilização é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura”, ressaltou a técnica da Sesau, Rita Webster, acrescentando que a mamografia é o único exame capaz de rastrear e diagnosticar o câncer de mama.

Recomendado
Ainda de acordo com Rita Webster, a mamografia é recomendada para mulheres que estão dos 50 a 69 anos, onde existe o maior índice de câncer mamário. Em relação aos homens, não há uma idade com maior probabilidade de desenvolver a doença, por isso, todos devem ficar em alerta e realizar o autoexame.

Para realizar o exame, as mulheres devem solicitá-lo na Atenção Básica, já que existe um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) especificamente com esta finalidade. E para monitorar a incidência da doença em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS) criou Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (SISMAMA), que permite o rastreamento e avaliação rápida dos dados de câncer de mama.

História do evento

Outubro é o mês mundial de combate ao câncer de mama e foi instituído em 1990 em Nova York, pela ONG americana Suzan G. Komen For The Cure. Na oportunidade foram distribuídas fitas rosa como forma de conscientizar sobre combate ao Câncer de mama. Outra forma adotada para sensibilizar a sociedade, foi a iluminação de prédios públicos, empresas, pontes e teatros.

No Brasil a primeira iniciativa foi em 2002, quando iluminaram de rosa o monumento Mausoléu do soldado Constitucionalista (obelisco do Ibirapuera), em São Paulo. Desde lá vários estados vem iluminando seus monumentos, prédios, teatros e igreja, de cor de rosa, e realizando atividades voltadas a conscientizar contra o câncer de mama.

Veja nas fotos a seguir:
Outubro Rosa pelo Brasil







Outubro Rosa pelo mundo

Costa Rica

Coréia do Sul

México

Espanha

EUA

Egito

Espanha

Espanha

Fonte: Gazeta web e Mamografia Express