Busca

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Novo raios-X já está em pleno funcionamento em RO

A sala de raios-X do Hospital Municipal de Ji-Paraná - RO voltou a funcionar em novembro. 

Totalmente reformada e com um novo e moderno equipamento de diagnóstico por imagem, o atendimento foi normalizado quatro dias antes do prazo de 30 dias estipulado pelo secretário de Saúde, José Batista.

No dia 29 de outubro, a sala de raios-X do Hospital Municipal parou suas atividades e iniciou-se uma ampla reforma para a instalação de um novo equipamento de raios-X, adquirido com verba parlamentar com contrapartida do município. Na ocasião, o secretário José Batista se comprometeu a retornar os exames no HM em no máximo 30 dias. Desde então, o atendimento passou a ser realizado no Centro de Saúde Padre Romano, antigo L1 Maringá, no Segundo Distrito.

O novo equipamento, segundo o técnico em radiologia Realino Santos, tem o dobro da capacidade do equipamento antigo. Ainda de acordo com o técnico, este novo equipamento tem possibilidade de realizar o raios-X de coluna total, ou seja, lombar, cervical e torácica. O antigo aparelho não possibilitava esses tipos de exame. 
Prioridade

Sobre a instalação do aparelho de mamografia, adquirido juntamente com o aparelho de raios-X, mas que ainda não está em funcionamento, José Batista explicou que foi priorizada a instalação do raio-X pela demanda ser muito superior que a projetada para o mamógrafo.
“Não temos condições de fazer tudo de uma só vez, portanto, priorizamos aquilo que é de maior necessidade para a população. Temos uma estimativa de que, depois de instalado, o mamógrafo deverá realizar de 10 a 15 exames por dia, já o raio-X realiza uma média de 400 a 500 exames/dia”, disse Batista em entrevista à Rede TV.


Fonte: Rondonotícias (com adaptações).

Nenhum comentário: