Busca

domingo, outubro 03, 2010

Prejuízo para a Eletronuclear


A usina nuclear de Angra 1 (640 MW) será desligada no próximo dia 5 e permanecerá parada para manutenção por 12 dias. A Eletronuclear terá de implantar uma junta no gerador elétrico principal, que vem apresentando problemas recorrentes de fuga de hidrogênio pelo óleo de selagem. A manutenção trará um prejuízo de R$ 24 milhões à Eletronuclear, que perde R$ 2 milhões em receitas por cada dia em que a usina não opera.

Por ser um material altamente tóxico, a usina precisa ser desligada para observação toda vez que há vazamento de hidrogênio no local, já que o material pode ser inflamável ou explosivo. Em um pouco mais de um mês, a unidade precisou ser desligada cinco vezes. A companhia garante que não houve risco de explosão. A nova junta, produzida pela Siemens, promete acabar de vez com o problema.

A paralisação também pesará no bolso dos consumidores. Ao ser desligada, a energia que Angra 1 fornece para o SIN terá que ser compensada através de termelétricas mais caras – o custo de geração de uma usina nuclear é baixo, ao contrário do investimento.


Fonte: Portal EnergiaHoje

Nenhum comentário: