Busca

terça-feira, dezembro 28, 2010

Saúde de Rio Claro fiscaliza adequação de aparelhos de radiologia odontólogica

Dos 300 profissionais que utilizam os aparelhos de radiografia em Rio Claro-SP apenas 5% não estão adequados à legislação
 
A Fundação de Saúde de Rio Claro pretende que todos os equipamentos de radiologia odontológica utilizados por profissionais da área, no município, sejam adequados às determinações legais.

A norma estabelecida exige que tais equipamentos de radiografia intra-orais possuam um localizador de extremidade de saída aberta para posicionar o feixe do Raio-X e limitar a distância entre o foco e a pele do paciente.

O novo padrão exige assegurar distância de, no mínimo, 18 cm para tensão de tubo menor ou igual a 60kVp, subindo para 20 cm, no mínimo, no caso da tensão variar de 60 a 70kVp e chegando a, no mínimo, 24 cm quando a tensão for maior que 70kVp.

As normas têm o objetivo de prevenir danos à saúde, tanto para o cirurgião dentista quanto para o cliente, visto que a radiação proveniente dos aparelhos de Raios-X pode afetar órgãos vitais como córneas e a glândula tireóide quando as orientações não são observadas.

Na prática, o profissional que utiliza estes aparelhos de radiografia em seu consultório ou clínica odontológica deve providenciar a substituição dos localizadores cônicos que possuem saída fechada pelos modelos atualmente indicados, de forma cilíndrica e com saída aberta.

Segundo estimativas da Vigilância Sanitária da Fundação de Saúde, dos 300 profissionais que utilizam os aparelhos de radiografia em Rio Claro apenas 5% não estão adequados à legislação e deverão ajustar seus equipamentos às normas em vigor.

A fiscalização está em andamento e é realizada durante a vistoria de retorno anual, também chamada de vistoria padrão. Só no caso do profissional se mostrar intransigente na adequação do equipamento é que serão aplicadas as sanções previstas, que vão desde o auto à colocação de lacre nos equipamentos.

A fiscalização executada pela Vigilância Sanitária de Rio Claro está apta a lidar com essas questões. Tem em seus quadros profissionais especializados, como físicos, que contribuem para ampliar as especificidades das vistorias, melhorando sensivelmente a qualidade de seus serviços neste aspecto e também no âmbito do atendimento ao público em geral. 


Fonte: JC Rio Claro (com adaptações).

Nenhum comentário: