Busca

terça-feira, dezembro 07, 2010

Irã diz ter concluído abastecimento de usina nuclear

O Irã concluiu o abastecimento de combustível atômico no reator de sua primeira usina nuclear, informou na quarta-feira (01/12) o diretor do Organismo de Energia Atômica iraniano, Ali Akbar Salehí.

Em declarações divulgadas pela emissora estatal, Salehí acrescentou que após a última carga de combustível a central ficou selada e não é mais possível chegar ao seu núcleo. Dia 29 de novembro, Salehí havia anunciado que a usina de Bushehr já estava em funcionamento.

Com ajuda da Alemanha, Teerã começou a construir sua usina nuclear na década de 1970, mas o projeto foi interrompido pelo triunfo da Revolução Islâmica, que em 1979 depôs o último Xá da Pérsia, Mohamed Reza Pahleví. A construção da usina foi retomada há dez anos com a colaboração da Rússia e concluída este ano.
As autoridades nucleares iranianas anunciaram em 21 de agosto o início do abastecimento de combustível da usina, que estaria pronta para ser conectada à rede elétrica em outubro ou novembro. No mês passado, no entanto, Salehí deu a entender que a integração à rede elétrica seria adiada para o início de 2011.

A imprensa especulou que o atraso tenha sido causado pelo ataque do vírus digital "Stuxnet", que atingiu o país em setembro. Embora as autoridades iranianas tenham admitido alguns danos no país, Salehí reiterou nesta semana que o vírus não afetou o sistema da usina de Bushehr.


Fonte: Terra (com adaptações).

Nenhum comentário: