Busca

sábado, dezembro 18, 2010

Radioterapia nos Açores

Primeira unidade de tratamento em Ponta Delgada vai evitar deslocações para o Continente  de doentes com cancro.


Foi ontem assinado o contrato para a concepção, construção e exploração do Centro de Radioterapia dos Açores, a primeira unidade de saúde a ser criada de raiz no arquipélago para o tratamento de doentes oncológicos.

A nova estrutura, que ficará próxima do Hospital de Ponta Delgada, vai custar 34 milhões de euros e representa, para o presidente do Governo Regional, Carlos César, "um dos mais sensíveis e relevantes serviços de saúde criados nos Açores".

O Centro de Radioterapia vai evitar a deslocação para o Continente de muitos açorianos, diminuindo os "elevados custos" para os doentes e para o orçamento regional.

Calcula-se que 650 açorianos recorram ao tratamento que passará a estar disponível nos Açores, o que corresponde, a uma média de 25 sessões por pessoa, a um conjunto de 16 500 sessões de radioterapia por ano. No que se refere à braquiterapia pode chegar às cem sessões no início, prevendo-se que atinja as 200 sessões dentro de poucos anos.

O Grupo Quadrantes, com unidades de radioterapia em Lisboa, Porto, Faro, Santarém e Funchal, vai construir e gerir o Centro de Radioterapia dos Açores. A unidade estará concluída dentro de 14 meses e terá capacidade para realizar 30 mil tratamentos por ano. 


Fonte:  DN Portugal

Nenhum comentário: