Busca

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Óculos de sol deve ser usado mesmo sob sombra, alertam especialistas

Parte da radiação mais perigosa é facilmente refletida por vidros ou pelo entorno dos óculos


O óculos de sol não deve ser um aliado apenas quando estamos diretamente sob o sol. As radiações ultravioleta UVA e UVB, que prejudicam gravemente o cristalino, a retina e a córnea, podem afetar também quem está dentro de um carro ou próximo a uma janela e até mesmo usando lentes escuras.

Parte da radiação mais perigosa é facilmente refletida pela janela de vidro padrão ou através ou pelo entorno das lentes de muitos óculos de sol — alerta o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO).

Nos Estados Unidos, o desenvolvimento de vidros com fotoproteção para automóveis, edifícios comerciais e residências já começaram a ser estimulados por causa disso. A indústria dos óculos de sol também volta-se para esta demanda e produz lentes que bloqueiam os raios nocivos do sol, tanto para os praticantes de esportes ao ar livre, como para os usuários casuais.

Nunca é demais frisar que a escolha de um óculos de sol deve ser feita com critério, para evitar que os olhos fiquem mais vulneráveis à radiação solar e danos permanentes sejam causados — destaca Centurion.

Os óculos de sol devem fazer mais do que proteger os olhos contra a luminosidade. Segundo a oftalmologista Fernanda Takay, que também integra o corpo clínico do IMO, as lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes pela mácula - parte da retina responsável por esta função - e a formação da catarata, problema ocular grave, de maior incidência no mundo.

Os óculos devem proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino, a retina e as pálpebras. A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão.

Para quem trabalha a maior parte do tempo ao ar livre, a exposição, em excesso, aos raios UV pode levar ao surgimento do pterígio — tecido que cresce sobre a córnea e obstrui a visão — e da ceratite, uma inflamação da córnea. Um chapéu de abas largas é útil, mas não é suficiente para evitar a exposição de risco. O uso do chapéu precisa ser complementado com o uso do óculos de sol. Sentar na sombra ou debaixo de um guarda-chuva também não é proteção suficiente.

Os danos da radiação podem ser refletidos para a pele, olhos e superfícies vizinhas. O ideal é combinar sombra com protetor solar e óculos escuros — avisa Fernanda.

Os óculos falsificados chegam bem mais baratos ao mercado por não possuírem tecnologia capaz de filtrar os raios UV. Óculos vendidos como simples acessórios de moda podem proporcionar pouca ou nenhuma proteção UV. Estes produtos também não contam com lentes apropriadas. A maioria vêm com lentes com polarização insuficientes, que minimizam o brilho, mas não contam com propriedades anti-UV — alerta a oftalmologista.

Na hora de escolher os óculos de sol, quatro características são muito importantes:

:: Rótulo ou etiqueta que indique 100% de proteção UV
:: Lentes grandes o suficiente para proteger os olhos e as pálpebras
:: Uma cor neutra, como os de lente âmbar cinza ou marrom, que não alteram as cores verdadeiras (especialmente o vermelho e o verde dos semáforos) e um modelo que envolva as têmporas, para proteger contra a luz que vem dos lados.

Cuidado:

:: Esportistas devem usar lentes de policarbonato grandes, envolventes e polarizadas, que possam proteger os olhos contra objetos duros, além de proporcionar o bloqueio UV total.
:: Barqueiros, surfistas e pescadores devem ser especialmente diligentes porque a água é um potente refletor de radiação UV. Já os nadadores devem reaplicar o protetor solar e colocar os óculos de sol logo ao saírem da água.

 

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário: