Busca

sexta-feira, março 11, 2011

Fumar durante a radioterapia prejudica resultados

Os fumantes que não deixam o tabaco antes dos tratamentos de radioterapia ao câncer da cabeça e pescoço, não têm tão bons resultados como aqueles que param de fumar, dizem investigadores dos EUA.

O autor principal do estudo, Dr. Allen Chen, da Escola de Medicina Davis da Universidade da Califórnia, diz que embora a associação entre tabagismo e câncer da cabeça e pescoço tenha sido estabelecida há muito tempo, havia poucas informações sobre se continuar a fumar durante o tratamento afetava o prognóstico.

"Sempre disse aos pacientes que deviam realmente deixar de fumar, mas não tinha provas concretas para os convencer de que seria pior se continuassem a fumar", explica Chen, em comunicado.

Piores resultados

"Queria dados mais concretos para perceber se o tabaco é prejudicial em termos de probabilidade de cura, sobrevida global e tolerabilidade do tratamento. Mostramos que continuar a fumar contribuiu para resultados clínicos negativos em todos estes parâmetros", acrescentou.

Chen e os seus colegas analisaram os registos médicos de 101 pacientes recém-diagnosticados com carcinoma de células escamosas da cabeça e pescoço, que continuaram a fumar durante o tratamento com radiação, e compararam com doentes semelhantes que deixaram de fumar antes da terapia.

Aumento da sobrevida

O estudo, publicado no International Journal of Radiation Oncology•Biology•Physics, revelou que 55% dos pacientes que deixaram de fumar antes do tratamento ainda estavam vivos cinco anos depois, em comparação com 23% dos que continuaram a fumar.

A equipe descobriu que 53 dos doentes que ainda fumavam tiveram uma reincidência da doença, comparativamente a 40 pacientes do grupo de controle.

Fonte: Portal de Oncologia Português

Nenhum comentário: