Busca

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Ibama investiga contaminação por urânio em Caetité

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visitaram o município de Caetité, no sudoeste baiano, há duas semanas para investigar denúncias de contaminação por material radioativo na água usada pelos moradores da zona rural. 
 
As acusações apontam para a única indústria mineradora de urânio ativa na América Latina, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB), instalada na cidade e alvo de polêmicas em maio deste ano
 
O superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, assegurou que o órgão realiza uma série de fiscalizações no local. “Verificamos o cumprimento do prazo de controle ambiental, segundo as normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), além da geração de resíduos e a emissão de material particulado (poeira gerada pela atividade mineradora)”, explicou. 
 
De acordo com o superintendente, no entanto, a averiguação sobre uma possível contaminação por material radioativo não é responsabilidade do Ibama, mas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia do Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário: