Busca

sexta-feira, setembro 04, 2009

O que é um Tecnólogo em Radiologia?

Em primeiro lugar devemos definir o que vem a ser tecnólogo. Tecnólogo é um tecnologista, pessoa versada em tecnologia. Tecnologia é o conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. 

Tecnólogo é o Nível Superior da Educação Profissional. Trata-se de uma graduação tecnológica, destinada aos egressos do ensino médio e/ou técnicos, cujo título concedido é o de Tecnólogo. 
Este profissional deve responder às transformações que ocorrem no mundo, do avanço da tecnologia e sua complexidade, além de procurar suprir a presente e crescente demanda por profissionais com alta qualificação para atender a um mercado de trabalho que tende a ser cada vez mais exigente. 
O Tecnólogo em Radiologia vem a reboque destas mudanças. Com poucos profissionais formados no Brasil, devagar a profissão começa a ter uma maior procura. Não somente por pessoas que militam na área, como por exemplo, os Técnicos em Radiologia, ou áreas afins, mas também por pessoas que não tem a conhecimento do que são os raios X. Há um crescente interesse na profissão e nos cursos que a habilitam. 
Geralmente, neste curso o aluno estará disponível para o mercado de trabalho em 3 anos.



Dados: UNINCOR

4 comentários:

Anônimo disse...

O tecnologo de radiologia vai chegar a ter o mesmo futuro que o tecnologo de segurança do trabalho que não é aceito pelas grandes potencias como a petrobras que não à reconhece?
Me mandem resposta.

Blog do Tecnólogo disse...

Olá. Obrigado pela presença no Blog e desculpe a demora em responder. Bem, tudo depende da criação de um Conselho dos Tecnólogos em Radiologia de cada estado, pois, o curso já é reconhecido pelo MEC. A correta definição de suas funções e onde o Tecnólogo pode ser inserido no Mercado também é importante. Mas, quem tem de reconhecer um curso é o MEC e não as empresas. São cursos novos, por isso passam por esses inconvenientes. O que necessitamos é de maior atenção para com nossos cursos por parte do próprio MEC, para que o curso seja mais divulgado e entendido. Inserido em mais concursos e ser criada uma lei que inclua a necessidade ou obrigatoriedade de se haver um Tecnólogo em Radiologia onde e porquê.
Se alguém tiver mais informação sobre esse assunto, comente.

Weslley Lieverson disse...

Não tenho conhecimento do curso de tecnologia em segurança do trabalho, mas quanto ao curso de Radiologia posso garantir que o sucesso é garantido pois podemos observar a constante evolução das tecnologias desta área. E em conseqüência disso a falta de mão de obra qualificada, pois os profissionais técnicos parecem estar em uma zona de conforto, e não estão buscando, como o tecnólogo esse aperfeiçoamento profissional, sou tecnólogo e professor universitário e posso perceber que o despreparo dos profissionais que atuam na área é grave. Observo muito conhecimento prático (operacional apenas) mas não a capacidade de criar! e isso o tecnólogo em radiologia tem de sobra.

joão batista disse...

boa tarde, tenho duvida subre o curso, quais são as materias que o curso aborda, pois tenho interesse mais estou inseguro , pois tenho 36 anos é ja fazem mais de 18 anos que não entro em uma sala de aulas, se alguem poder me esclareçer agradesso desde já.