Busca

sexta-feira, dezembro 31, 2010

Navio da Marinha realiza Comissão Oceanográfica

O Aviso de Pesquisa (AvPq) “Aspirante Moura”, da Marinha do Brasil, recebeu, nos dias 27 e 28 de novembro, mais de 500 visitantes em sua permanência no cais da Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá (PR).

Na visitação, o Comandante do AvPq “Aspirante Moura”, Capitão-Tenente Cláudio Luis Estrella Pereira, apresentou as instalações do navio e os recursos disponíveis, que determinam sua condição de Laboratório Flutuante de Pesquisas Oceanográficas para plataformas de pesquisas oceânicas.

Oriundo da Noruega, o navio foi incorporado à Armada Brasileira em 17 de junho deste ano e tem capacidade para acomodar 21 pessoas, entre tripulação e equipe científica. Para suas manobras, conta com dois propulsores azimutais, tornando suas operações muito simplificadas.

Paranaguá foi a primeira cidade da costa da Região Sul a receber o navio, que realiza a segunda Comissão Oceanográfica, a serviço do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). Ao deixar a cidade, o navio seguiu para Rio Grande (RS) e Itajaí (SC).

A viagem do (AvPq) “Aspirante Moura”, iniciada no dia 23 de novembro, em Arraial do Cabo (RJ), tem o propósito de coletar dados para o projeto de Monitoramento do Meio Ambiente Marinho (MOMAM), na área localizada entre as cidades de Paranaguá e Rio Grande, em profundidades que variam de 10 a 30 metros. A comissão encerrou no dia 17 de dezembro com o retorno do navio ao Rio de Janeiro.

A Comissão Oceanográfica faz parte do Projeto de Monitoramento de Radionuclídeos na costa brasileira, encomendado pela Coordenação do Plano de Reaparelhamento da Marinha (C-PRM), com a participação do IEAPM, e a colaboração técnica especializada do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Este projeto, ao longo de cinco anos, coletará amostras em 19 pontos da costa brasileira, entre Salinópolis (PA) e Rio Grande (RS).

 
Fonte: Marinha do Brasil

Nenhum comentário: