Busca

quarta-feira, março 09, 2011

Palestra gratuita sobre as Aplicações do PET/CT na Neurologia em São Paulo

O PET/CT é um dos exames mais modernos e poderosos da Medicina Nuclear e tem se mostrado muito eficiente quando aplicado em várias áreas, como a Neurologia, especialmente na diferenciação de demências, doenças que atingem cerca de 10% da população acima de 65 anos, sendo que mais da metade dos casos são de Alzheimer.

“Identificar qual tipo de demência acomete o paciente permite decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, acompanhar os resultados e ajuda no prognóstico da doença”, explica o Dr Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN), que destaca ainda: “Em apenas 45 minutos, o PET/CT permite analisar o corpo inteiro, sem que o paciente seja submetido a maior exposição radioativa e de forma pouco invasiva”.

Os métodos convencionais mostram a anatomia do cérebro enquanto o PET/CT, além da anatomia, mostra o funcionamento. Frequentemente, nos casos de demências, a anatomia é preservada, mas o funcionamento está alterado, indicando a presença da doença. Daí a importância de submeter os portadores de demências a esse método.

No caso de tumores cerebrais, o PET Scan, como também é conhecido o exame, mostra a resposta do paciente à cirurgia, à radioterapia e à quimioterapia. Esse resultado, mais uma vez, ajuda a direcionar a conduta do médico, o que na prática significa mais qualidade de vida, menos sofrimento e até maior sobrevida. Além disso, para o sistema de saúde, significa redução de custos com economia de recursos.

Frente à importância desse assunto, a SBBMN vai promover a palestra “Aplicações do PET/CT na Neurologia”, no dia 14 de março de 2011, às 20 horas, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, 85), em São Paulo (SP). O público alvo são médicos, especialmente neurologistas e nucleares, e outros profissionais da saúde, como radiofarmacêuticos, químicos, físicos e tecnólogos

Vagas limitadas e inscrições gratuitas. 

Informações e inscrições no site www.sbbmn.org.br.

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: