Busca

sexta-feira, novembro 18, 2011

Entrevista com Tecnólogos - São Paulo

1ª Entrevista com Tecnólogos em Radiologia do Blog

Por Mariana Duarte 
 

Nome: Tiago Veloso Araujo
 
Situação acadêmica: 8º semestre
 
Instituição de Graduação: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

1- O curso de Tecnólogo em Radiologia foi uma escolha ou foi por acaso?

Foi uma escolha. Eu sou técnico em eletrônica e trabalhei em uma pequena empresa de fabricação e manutenção de aparelhos de raios-X antes de ingressar na Universidade. Por isso, entrei para o curso com o objetivo de conciliar minha experiência na área de equipamentos com novos conhecimentos e possibilidades adquiridos durante a faculdade.

2- Quantos semestres tem o seu curso?

Meu curso tem duração de 8 semestres.

3- Como você avalia o seu curso? Está sendo o que você esperava?

Eu faço parte da primeira turma do curso na UNIFESP. Por ser primeira turma, algumas dificuldades já eram esperadas. Numa avaliação geral, o curso é ótimo, com a estrutura da Universidade e a capacidade dos professores.

4- Com relação aos professores, atingiram às suas expectativas? Foi aluno de algum Tecnólogo?

Fui aluno de alguns Tecnólogos, mas a maioria dos meus professores eram médicos, o que, por um lado é bom, pois têm domínio sobre a parte clínica, mas por outro lado, não tem a vivência tecnológica. Os tecnólogos que deram aula eram bem qualificados e experientes na área.

5- Quanto às matérias vistas no curso, acha que faltou algo a ser visto?

Sim. Meu curso tem um foco totalmente clínico, por estar ligado a um hospital escola e a uma escola de medicina. Mas faltou um olhar mais atencioso sobre a parte de radiologia industrial.

6- A instituição é otimista quanto ao seu curso? Deram segurança quanto ao futuro da sua profissão?

A Universidade como um todo não. Mas os organizadores, direção e coordenação do curso sempre foram bem otimistas, e sempre nos passaram tranquilidade quanto ao futuro profissional.

7- Qual será o tema da sua monografia?

Espectroscopia por Ressonância Magnética no estudo da Epilepsia do Lobo Temporal

8- Comente sobre o seu estágio. Estagiou/estagia por quanto tempo? Está sendo produtivo? Onde é (hospital, clínica)? É remunerado?

Temos aulas práticas ao longo do ciclo profissionalizante do curso, onde já começamos a aprender a trabalhar com alguns equipamentos. No último semestre já não temos mais aula, sendo a única disciplina o estágio curricular, que é um estágio aplicado a uma área para a elaboração da monografia, chamado de Trabalho de Produção Intelectual. Eu estou fazendo o meu estágio na Ressonância Magnética da UNIFESP para elaborar meu trabalho, porém aprendendo tudo o que diz respeito à esta área, e não somente ao que está ligado ao meu trabalho. Tem sido muito produtivo, pois já tenho realizado exames e aprendido inúmeros detalhes que já me dão uma boa base para trabalhar em outros serviços de diagnóstico. O estágio faz parte da grade curricular, e não é remunerado.

9- Quem o supervisiona no estágio (Técnico, Tecnólogo..)?

Tenho um preceptor no estágio que é um Tecnólogo que trabalha no setor nos horários em que eu vou.

10- Qual a situação do curso em seu estado? É novo, tem formados, há várias instituições com o curso?

Atualmente, muitas faculdades estão abrindo este curso. O curso não é tão novo, se comparado ao restante do país. Porém, com a quantidade de cursos abrindo em várias universidades, temos observado que estão valorizando mais a quantidade de profissionais do que a qualidade, já que existem muitos formados, mas poucos realmente aptos a trabalhar.

11- Você já tem registro no Conter?

Não.

12- Qual a perspectiva de emprego na área, onde vive? E a faixa salarial?

No setor clínico, a perspectiva é boa para um profissional realmente bem qualificado. Mas a inserção dos biomédicos na área ainda é um obstáculo. A remuneração ainda deixa a desejar devido à carga horária limitada.

13- Você trabalha ou conhece quem trabalha como Tecnólogo em Radiologia?

Sim. Durante os dois primeiros anos do curso, tínhamos uma disciplina chamada de Observação à Prática, onde aconteciam reuniões com profissionais e algumas visitas a setores e clínicas de diversas áreas, desde setores clínicos até industriais.

14- Em que área pretende atuar na radiologia?

Na área de pesquisa ou gestão.

15- Você tem alguma especialização na área?

Não.

16- Já houve concurso para Tecnólogo em sua região?

Sim. O primeiro e único concurso público do estado foi justamente para o primeiro tecnólogo que veio trabalhar no curso.

17- Comente o que quiser.

Temos aprendido muito sobre a situação dos tecnólogos fora do Brasil. Nos EUA, o tecnólogo é um profissional extremamente bem visto e aproveitado. Há uma necessidade de se abrir a mente para as inúmeras opções de atuação, não somente à clínica. O meu curso possui a carga horária bem dividida (praticamente por igual) nas áreas humanas, exatas e biológicas, nos possibilitando a atuar nas áreas de gestão e administração, pesquisa, aplicação, docência, testes e ensaios de controle de qualidade, desenvolvimento de novas técnicas e protocolos, etc..., e não somente na operação de equipamentos e aquisição de exames. Tecnólogo não é uma área restrita a isso!


Quero agradecer a participação do Tiago na nossa entrevista. 

Muito obrigada e sucesso em sua carreira!


Se você quiser participar da entrevista clique aqui!

Nenhum comentário: