Busca

quarta-feira, outubro 06, 2010

Câmara busca mais um acelerador linear para radioterapia em SC

A aquisição de mais um acelerador linear para o tratamento de câncer por radioterapia no Hospital São José, em Criciúma-SC, é a próxima bandeira a ser defendida pelos vereadores da Câmara de Criciúma. O assunto foi discutido no fim de setembro deste ano.

De acordo com o vereador José Argente Filho (PMDB), em função da discussão realizada com profissionais da instituição, foi constatado que mais de 150 pessoas estão à espera de tratamento do câncer por radioterapia.
 
O vereador Vanderlei Zilli (PMDB) argumentou no plenário que já existe uma emenda parlamentar que destina verbas para a aquisição do segundo acelerador linear para o São José. O problema é a demora. “Enquanto ele não chega, novos pacientes precisam esperar até 45 dias para começar o tratamento”.
 
O presidente da Casa, Edison do Nascimento, tenta agendar uma audiência em Brasília. “Nós mobilizamos dois deputados federais, mas estamos tendo algumas dificuldades em função das eleições. Existe um compromisso há mais de nove meses para a liberação deste acelerador linear. Queremos envolver peso político para saber os motivos da demora e, principalmente, conseguir a instalação do equipamento”, garantiu Edinho.


Fonte: Portal Clicatribuna (com adaptações)

Nenhum comentário: