Busca

quinta-feira, outubro 07, 2010

Raios-X em 3D mostram detalhes em nanoescala

Equipe de cientistas de diversos países criou novo microscópio que utiliza raios-X em 3D e que consegue examinar objetos em nanoescala. 

O novo microscópio foi utilizado para observação de um pequeno pedaço de osso de rato, com o objetivo de revelar detalhes minúsculos, de 100 nanômetros, por exemplo, como buracos de células de osso e canais de conexão entre tais buracos.

Uma poderosa fonte de raios-X envia um raio através do exemplar pesquisado para conseguir uma imagem extremamente detalhada sem necessidade de formar imagem por meio de lentes. No caminho para o objeto, os raios-x são afetados por variações de densidade do material. O novo microscópio mede a intensidade das ondas afetadas e um programa de computador usa as informações para reconstruir uma imagem bidimensional do objeto examinado. 

O próprio programa, após série de procedimentos, altera a imagem para 3D. A reconstrução tridimensional mostra minúsculas variações da densidade nunca antes medidas.

Este tipo de imagem não funciona com objetos vivos, porque a quantidade de raios-x é muito grande e a tecnologia é muito cara. Porém os pesquisadores podem utilizá-la para examinar pequenos objetos. Por exemplo, podem ver o que acontece durante a perda da força de ossos por osteoporose. 


Fonte: Terra

Nenhum comentário: